Existem técnicas descritas para a realização de preparo cavitário para cada lipo de lesão de cárie e devem ser seguidas de maneira correta para o sucesso posterior da restauração dentária. Considerando esse contexto, complete corretamente as lacunas da sentença a seguir:
"Para o preparo da caixa lingual ou vestibular nos casos de cavidade Classe I Composta ocluso-lingual ou ocluso-vestibular é necessário utilizar a ____________ para remoção da cárie no sulco lingual, ou vestibular, com um movimento de fora para dentro, com seu longo eixo paralelo à face lingual/vestibular, até que a ponta fique quase que mergulhada dentro do sulco, o que resulta em um desgaste aproximado de 0,7mm. Caso até este momento, toda a lesão de cárie na parede pulpar não tiver sido removida, pode-se realizar a remoção do tecido cariado em ponto, iniciando com ____________ compatíveis com o tamanho da lesão, seguindo com ____________ em baixa rotação".
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
cureta/ brocas de aço carbide/ pontas diamantadas.
b.
broca de aço carbide/ curetas/ pontas diamantadas.
c.
cureta/ pontas diamantadas/ brocas de aço carbide.
d.
ponta diamantada/ curetas/ brocas de aço carbide. Correto
e.
broca de aço carbide/ pontas diamantadas/ curetas
LETRA "D" ESTA CORRETA
Respostas
Olá!
Para se realizar o preparo cavitário correto de cada tipo de lesão de cárie existem diversas técnicas. Tais técnicas devem ser empregadas corretamente para que a restauração do dente seja eficiente. No preparo da caixa lingual ou vestibular são utilizadas a ponta diamantada e após, se preciso, faz-se o uso de curetas e de brocas de aço carbide.
A frase completado corretamente, ficará assim:
“"Para o preparo da caixa lingual ou vestibular nos casos de cavidade Classe I Composta ocluso-lingual ou ocluso-vestibular é necessário utilizar a ponta diamantada para remoção da cárie no sulco lingual, ou vestibular, com um movimento de fora para dentro, com seu longo eixo paralelo à face lingual/vestibular, até que a ponta fique quase que mergulhada dentro do sulco, o que resulta em um desgaste aproximado de 0,7mm. Caso até este momento, toda a lesão de cárie na parede pulpar não tiver sido removida, pode-se realizar a remoção do tecido cariado em ponto, iniciando com curetas compatíveis com o tamanho da lesão, seguindo com brocas de aço carbide em baixa rotação".
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d) ponta diamantada/ curetas/ brocas de aço carbide.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
d. ponta diamantada/ curetas/ brocas de aço carbide. Correto
Explicação: corrigido pelo AVA