• Matéria: História
  • Autor: ninasouza48
  • Perguntado 8 anos atrás

como era a arte na Itália no período renascentista?

Respostas

respondido por: Anônimo
1

a) Da pintura.  

b) Da música.  

c) Da literatura.


a) Da pintura :  

– Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.  

– Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.  

– Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.  

– Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.  

Outra característica da arte do Renascimento, em especial da pintura, foi o surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.  

b) Da música :  

A música renascentista revela um interesse muito mais vivo pelo profano, integrando-se, assim, na corrente de laicização que o Renascimento incentivava, mas é igualmente curioso constatar que as obras de maior destaque foram compostas para a Igreja. A linha que destingue a música profana da sacra é ténue, tanto na estrutura como na própria forma textual. O que define exactamente o cariz sacro ou profano é o conteúdo e a função do reportório.  

A mudança mais interessante e relevante foi o estilo de polifónico[4] coral ou policoral, sem acompanhamento de instrumentos, que revela um alto grau de complexidade e sofisticação de combinações harmónicas até 64 vozes, embora denota-se um predomínio melódico do cantus firmus, que é a voz superior, com uma definição harmónica do baixo. A dimensão vertical da música, ou seja, a harmonia, começa a tomar lugar, e é deste ponto que tudo tem de ser combinado entre si e bem meditado. Os acordes de terças e sextas eram usados em tempos fortes, mas os uníssonos, quartas, quintas e oitavas justas começavam e terminavam a música.  

c)Da literatura :  

a) Racionalismo – a razão é o único caminho para se chegar ao conhecimento.  

b) Experimentalismo – todo o conhecimento deverá ser demonstrado racionalmente.  

c) Antropocentrismo – colocava o homem como a suprema criação de Deus e como o centro do universo.  

d) Humanismo – glorificação do homem e da natureza humana, em contraposição ao divino e ao sobrenatural.  

Espero Ter Ajudado!!!

Perguntas similares