• Matéria: História
  • Autor: allanserra1
  • Perguntado 7 anos atrás

Como a Revolução industrial transformou a relação entre o ser humano e o tempo? Com base em exemplos de seu cotidiano indique evidências dessas transformações

Respostas

respondido por: LuizzinDOFundao
1

Antes da Revolução Industrial, o tempo era só uma abstração, medido muitas das vezes por fenômenos da natureza (Estações, sol, lua, noite, ciclos de vida animal etc.), após o tempo chamado de Cronos (Cronológico), passou a ditar a ordem da vida das pessoas, até hoje vivemos em função do relógio.


Evidências dessa transformação podemos destacar:


Tempo de almoço: Antes da revolução poderia ser o que cada um levava, somado ao tempo para conversar a beira da mesa entre familiares, o tempo de degustação da comida, sobremesa, após a revolução, o tempo é medido pelo relógio, trabalhadores em sua maioria hoje após muita luta possuem o "Tempo de Almoço" medido em 1 horaem muito dos casos.


Tempo para trabalhar: Normalmente quando o sol raiava, até se pôr. Com a energia elétrica, o tempo que se pode trabalhar é 24 horas, e claro o relógio que irá controlar isso, o tempo trabalhado e o de repouso.


Não é por acidente que surgem doenças modernas como estresse, depressão, ansiedade, síndromes nervosas etc...


Bibliografia: ProfAdrianoLeres


respondido por: LiahSilva07
3
A Revolução Industrial, de certa forma, transformou o tempo em dinheiro. Todos nós já ouvimos a frase de que "Tempo é dinheiro" e, sem dúvidas, isso é uma herança da Revolução Industrial.Quando a Revolução Industrial se inicia, o pagamento é feito por hora e produção. Quanto maior o tempo produzindo, maior a produção e consequentemente o dinheiro. Dessa forma, o ser humano passou a valorizar mais o tempo em busca de uma produção maior em uma quantidade menor de tempo.
Perguntas similares