Tomar decisão é lidar com risco e a incerteza, principalmente nesta era de incertezas no ambiente corporativo das organizações, como define Peter Drucker. No nível organizacional, a situação se complica, pois pessoas tomam decisões ao mesmo tempo, nos vários níveis organizacionais, e estão incentivando outras a fazê-lo. A decisão possui um forte componente psicológico porque depende da interpretação de situação pela pessoa. São ações distintas a tomada de decisões e a resolução de problemas. Comente, detalhe e exemplifique como tomar decisões para lidar com um problema específico em uma organização, além de obter vantagens competitivas em mercados de altas turbulências.Tomar decisão é lidar com risco e a incerteza, principalmente nesta era de incertezas no ambiente corporativo das organizações, como define Peter Drucker. No nível organizacional, a situação se complica, pois pessoas tomam decisões ao mesmo tempo, nos vários níveis organizacionais, e estão incentivando outras a fazê-lo. A decisão possui um forte componente psicológico porque depende da interpretação de situação pela pessoa. São ações distintas a tomada de decisões e a resolução de problemas. Comente, detalhe e exemplifique como tomar decisões para lidar com um problema específico em uma organização, além de obter vantagens competitivas em mercados de altas turbulências.
Respostas
Olá,
É verdade que a tomada de decisões e a resolução de problemas são coisas distintas, visto que tomar uma decisão não necessariamente resultará na resolução de um problema.
Por isso, diante de um cenário onde o mundo globalizado é cada vez mais competitivo e incerto, cabe aos administradores da organização enxergarem suas empresas de forma sistêmica, compreendendo o papel de cada setor e colaborador diante de um problema.
Problemas e crises são uma oportunidade, mas para que se obtenha sucesso, o administrador precisa compreender as mudanças no ambiente externo, analisar a concorrência, estar minimamente em estado de equilíbrio com seus oponentes e buscar diferenciais, aprimorando processos, reduzindo custos e buscando atender as necessidades do seu público.
Abraços!