Respostas
Etiópia. Se não o país mais velho do mundo, a Etiópia está entre os mais antigos que se tem registro
Japão: Independente desde o ano 666 a.C, o Japão conta com séculos de história e de tradição. As duas principais religiões desse país milenar são o shinto (51,82%), e o budismo (34.9%). Mesmo não sendo o país mais velho do mundo, a nação está entre as que mais conquistaram terras e povos ao redor do mundo.
Etiópia: Se não o país mais velho do mundo, a Etiópia está entre os mais antigos que se tem registro. Historiadores estimam que a segunda nação mais populosa da África, e a décima maior em área, seja independente desde o ano 980 a.C. O país também é considerado um dos sítios de existência humana mais antigos da humanidade e é cotado, potencialmente, como o lugar onde o Homo sapiens se originou.
Irã: O início do que hoje conhecemos como Irã data do ano 2800 a.C, na época do reino de Elam. O país, aliás, se trata de uma união de vários império que se originaram na mesma região e que foram unificados pelos povos medos, por volta no ano 625 a.C, quando a nação se tornou a principal referência cultural e política da localidade. O auge do poder do Irã aconteceu durante o Império Aquemênida, fundado por Ciro, O Grande; em 550 a.C, quando passou a ser considerado um dos maiores impérios que o mundo já viu. Nesse mesmo ano, aliás, o país se tornou independente.
China: Outro grande erro das pessoas é imaginar que a China seja o país mais velho do mundo. Muitas dinastias predominantemente imperiais passaram pela história da nação, até que ela se tornou uma república, em 1912. Mas, antes disso, a China já era independente, mais exatamente, desde 221 a.C.
Armênia: A Armênia desfrutou de inúmeros períodos de independência, alternados com períodos do submissão aos impérios contemporâneos, mas considera-se que o país seja independente desde 190 a.C. Mas, muito antes disso – por volta de 600 a.C -, o reino da Armênia já estava estabelecido sob a Dinastia orôntida, a qual existiu diversas dinastias até o ano de 428. Depois de sofrer invasões de vários povos, e enfrentar muitos anos de expansão territorial, a Armênia tornou-se, em 301, o primeiro país oficialmente cristão do mundo.
San Marino: Apesar de não ser oficialmente o país mais velho do mundo, San Marino se declara como tal. A data de sua fundação é 3 de setembro de 301, e seu nome homenageia seu fundador, Marinus de Rab. Hoje em dia, a renda do país vem quase que totalmente do turismo, devido a sua proximidade com o porto de Rimini, no mar Adriático. Outras fontes de renda são os bancos, os produtos eletrônicos e as cerâmicas, além da agropecuária, focada nas vinhas, nos cereais e na criação de ovinos.
Sérvia: Independente desde a formação do principado, por volta de 768, o povo sérvio sempre conseguiu manter sua identidade mesmo diante dos vários séculos de ocupação estrangeira, devido à religião ortodoxa e ao alfabeto cirílico, que sempre os diferenciou dos invasores. E, a despeito da independência, a verdade é que a região sempre esteve sob a influência de diversos impérios, como o Otomano.
Denada.