Respostas
O Absolutismo foi um modelo político que predominou durante a Idade Moderna. Esse modelo afirma que todo o poder político deve se concentrar nas mãos de uma única pessoa: o monarca. Ou seja: o rei tem poder absoluto. Ele tem poderes para fazer o que bem quiser. Junto com o Absolutismo (modelo político) veio o Mercantilismo (modelo econômico), que defende a ideia de que quanto mais uma nação acumular riquezas, maior será o seu poder.
Olá! O Mercantilismo foi uma série de medidas adotadas para que houvesse melhorias no desenvolvimento da Europa durante o capitalismo comercial. A base desse período foi a economia por controle do Estado. Além dessa, outras características, ainda que não de forma otimizada, contribuíram com o processo, como a busca por um equilíbrio entre exportação e importação de matéria prima, a burguesia com o controle econômico entre as colonias, a inserção de taxas nos produtos que entravam e saiam e a ideia de que a riqueza era definida pela quantidade de pedras preciosas.
Com a revolta dos camponeses e início de desestruturação do sistema feudal, o Estado Moderno já surgia. Com isso, é fácil de entender pensar que esse período foi pós feudal e entre fragmentos desse outro período. Nessa nova fase o poder era centralizado, o sistema era burocrático, e o exército era apenas um!
Já o Absolutismo é caracterizado pela capacidade de um só soberano ter poder sobre todos. Nesse período era evidente o Mercantilismo, o apoio da burguesia e a manifestações de pensadores que diziam sobre o poder divino dado aos reis, o contrato social e a soberania como centro familiar.