1-Conforme a resenha crítica, Hoje eu quero voltar sozinho "não é um filme sociológico ou psicológico, e sim um retrato intimista de tendêndia universal"
a)Segundo a resenha, por que se pode afirmar que o filme tende ao universal?
b)Que aspesctos o fime enfatizaria se fosse uma obra sociológica ou psicológica?
2-Segundo resenha, o filme não usa as particulares de Leornado como pretexto para a história.
a)Essa declaração esclarece uma passagem do texto. Cite-a.
b)Apresente a justificativa que a resenha fornece para que o leitor compreenda essa passagem.
3-O autor da resenha afirma que o roteiro é romântico, até ingênuo.
a)Em que ele se baseia para fazer essa avaliação?
b)Pode-se apontar nessa declaração uma intenção de ressaltar para o leitor algo negativo do filme? Explique.
Obgd pela atenção.
Respostas
Olá,
1. a) Pode-se afirmar que o filme tende ao universal porque fala de um aspecto comum a todas as pessoas, o primeiro amor, apaixonar-se. O filme trata de um sentimento humano comum a todas as pessoas.
b) Se fosse um filme sociológico, teria uma análise dos efeitos do amor em cadeia, isto é, não teria uma perspectiva tão intimista, e sim generalista.
2. a) O trecho é "tratar as particularidades do protagonista como trataria as especificidades físicas e de temperamento de qualquer adolescente.".
b) Basicamente, a justificativa é de que o filme não aborda a cegueira, e sim aspectos comum aos adolescentes, como suas emoções e relacionamentos amorosos.
3. a) A resenha afirma que o roteiro é romântico e ingênuo, visto que todos terminam com um "final feliz", até mesmo Gi, ao final do filme, possivelmente irá conhecer alguém novo e se apaixonar.
b) Poderíamos dizer que sim, pois faltou ao roteirista ter coragem de criar um filme mais realista e com menos "contos de fadas".
Abraços!
1 A - A base do filme está em um gênero universal, apesar de ser considerado uma ficção infantil por alguns críticos e um romance por outros. A obra cinematográfica nos apresenta o sentimento entre duas pessoas, como algo comum a todos os indivíduos.
Como seria o filme com um olhar sociológico?
1 B - Quando um filme possui um olhar sociológico, a base da crítica está na pesquisa e análise sobre os efeitos do amor, (no caso do filme) considerando os aspectos do espaço retratado na obra, (as diferentes casas e lugares) além de uma perspectiva generalista.
Mais sobre o olhar sociológico:
https://brainly.com.br/tarefa/1693672
2 A - Quando o autor se refere ao trecho: "tratar as particularidades do protagonista como trataria as especificidades físicas e de temperamento de qualquer adolescente."
Ele fornece base para o temperamento dos adolescentes, que normalmente pode ser mais impulsivo, o que inclui a prática amorosa e a forma como as sensações são colocadas em prática.
Como a justificativa é apresentada pelo autor?
2 B - A justificativa apresentada está no fato do filme abordar as emoções e os relacionamentos. Analisando por uma ótica da psicologia social, o importante na formação do indivíduo, pois ela é entendida pela psicologia como a capacidade de descrever e reconhecer os sentimentos do indivíduo e dos outros, auxiliando em diferentes formas de lidar com essa noção.
Mais sobre o gênero romance:
https://brainly.com.br/tarefa/9765722
3 A - O roteiro do filme tem elementos de romance e é voltado para um público infanto-juvenil, terminando com algo simbólico e positivo, diferente do mundo real, onde nem sempre todas as histórias tem um "final feliz" como nos contos de fadas, porém, por ser uma ficção temos um encerramento positivo.
3 B - Quando pensamos em um romance, normalmente um final feliz nos vem à cabeça, porém, roteiros que fogem do padrão, normalmente são aqueles que conquistam um público que de fato é fã de cinema, possibilitando prêmios consagrados como o Oscar, o Globo de Ouro, entre outros, e o mais importante: serem lembrados como filmes atemporais.
Mais sobre os gêneros de arte literária: https://brainly.com.br/tarefa/9730809
#SPJ3