• Matéria: Português
  • Autor: joycecaroline2004
  • Perguntado 8 anos atrás

A família ajuda ou atrapalha a educação escolar ?
●Mínimo 30 linhas ❤

Respostas

respondido por: Anônimo
3

Afirmar que a participação dos pais é benéfica para a vida escolar de crianças e adolescentes parece óbvio, embora um estudo norte-americano de dois sociólogos tenha colocado essa certeza em debate.

Segundo a pesquisa, não há evidências de que alunos cujos pais se envolvem na vida escolar, como por exemplo acompanhando o dever de casa ou comparecendo a reuniões da escola, tenham um desempenho melhor. Ao contrário, em alguns casos, os resultados podem até piorar.

Isso não significa, porém, que os pais não devam participar. Ao contrário, a própria pesquisa mostra que um dos fatores que mais influenciam positivamente é o quanto os pais conseguem comunicar aos filhos o valor da escola e do estudo.

O que tudo isso pode nos dizer, no contexto da educação brasileira?

Em primeiro lugar, há que levar em conta diversos aspectos socioculturais. Em alguns países, por exemplo, uma parte significativa das famílias têm boa formação acadêmica. Pai e mãe concluíram o ensino superior, têm vida cultural variada, frequentam museus, levam os filhos ao teatro, têm livros em casa. Neste caso, mesmo que os pais não se envolvam diretamente nas tarefas escolares, o ambiente doméstico já complementa e amplia o trabalho da escola.

No caso de muitos alunos brasileiros, em contrapartida, a escola ainda é o principal lugar para organizar conhecimentos e desenvolver competências essenciais. Além disso, enquanto em outros países a escola funciona em tempo integral, nossa jornada escolar só tem quatro horas. Os pais deveriam, assim, ampliar as oportunidades de aprendizagem, em vez de limitá-las à sala de aula.

Enquanto uma boa parte dos pais preferem a não participação escolar pelos motivos mais diversos, um outro grupo confunde participação com chateação escolar.Podemos perceber em algumas reuniões, que pais tem dificuldade em ver os defeitos dos filhos, querem que a escola absorva seus conceitos e às vezes até mesmo suas crenças. Mas realmente, a formação dos pais influencia no acompanhamento da vida escolar do filho, mais muitos maldizem o dever de casa, pois torna-se para muitos mais uma obrigação e não uma ferramenta de verificar o conteúdo da aprendizagem do filho.

Perguntas similares