Respostas
A importância do SUS para a redução das desigualdades sociais e amplitude da cidadania dos brasileiros é de uma dimensão enorme, já que esse programa(sistema) é uma ótima forma de demonstração deigualdade onde todo cidadão tem o mesmo direito. O direito a saúde, afirmado na declaração universal dos direitos humanos de 1948, esta explicito na constituição federal de 1988, que define a saúdecomo direito de todos e dever do estado ,indicando os princípios e diretrizes legais do sistema único de saúde.
Apesar de ser considerado um dos modelos de atendimento a saúde mais democráticos domundo, o SUS enfrenta diversas dificuldades e a grande questão seria como oferecer um serviço de saúde adequado a todos, tendo em vista que a “saúde” em nosso pais não alcança toda a população onde umaparte de seu povo busca assistência no setor de saúde suplementar(particular) e uma parte não a encontra em nenhum lugar.
Existe ainda um longo caminho a ser percorrido para a consolidação dessedireito, isso se deve pela falta de qualidade e a integralidade dos serviços visto que serviços de baixa qualidade e enormes dificuldades em seu acesso são problemas que impedem que o SUS seja um sistemade atenção eficiente no cumprimento da integralidade e universalidade.
A desigualdade social que se manifesta pela crescente concentração de renda, acarretando pobreza e exclusão social, constitui umdesafio para garantir os direitos de saúde da população. Este quadro exige um esforço ampliado de todos os setores da sociedade em busca de uma atenção à saúde que, além de oferecer uma maiorcobertura, um dos reconhecidos avanços do SUS, assegure um tratamento com qualidade, humanizado, integral e contínuo.
Os grandes desafios para o Estado são a promoção da equidade na atenção à saúde, quereduza as desigualdades regionais e amplie a oferta de ações de saúde aos grupos populacionais mais