Respostas
Os ingleses começaram a colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas:Colônias do Norte e Colônias do Sul
A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar : Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), Lei do Selo ( todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar ( os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas_Inglesas).
Estas taxas e impostos geraram muito revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ). Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.
Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas.
Garantia a propriedade privada ( interesse da burguesia ), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.
Thulio.S.R. · 1 década atrás
3 Aprovado 0 Reprovado Denunciar abuso Comentário
Classificação do autor da pergunta 5 de 5
somente_por_amor
A Guerra da Independência dos Estados Unidos da América, também conhecida como Guerra da Revolução Americana, constituiu-se de batalhas desfechadas contra o domínio inglês, durante a Revolução Americana de 1776. Movimento de ampla base popular, teve como principal motor a burguesia colonial e levou à independência das Treze Colônias - os Estados Unidos da América - (proclamada em 4 de Julho de 1776), esta acontecendo agora a mesma coisa com o Iraque eles querem independencia de uma politica de corruptos ...mais voltando aos estados undiso....eles eram estados q se uniram logo passou a chamar estados unidos....
Os ingleses, lutando a 5,5 mil quilômetros de casa, enfrentaram problemas de carência de provisões, comando desunido, comunicação lenta, população hostil e falta de experiência em combater táticas de guerrilha. A Aliança Francesa (1778) mudou a natureza da guerra, apesar de ter dado uma ajuda apenas modesta; a Inglaterra, a partir de então, passou a se concentrar nas disputas por territórios na Europa e nas Índias Ocidentais e Orientais...bjkas
somente_por_amor · 1 década atrás
2 Aprovado 0 Reprovado Denunciar abuso Comentário
~> Khลrℓℓล <~
INDEPENDÊNCIA DOS EUA
As principais divergências entre os colonos americanos e a Inglaterra e que levaram à independência foram : liberdade de comércio , representação colonial no Parlamento e legalidade na cobrança de impostos. A independência assumiu um caráter liberal e anti-colonialista , tendo sido financiada por uma burguesia que acumulou capitais durante o período colonial . A questão da escravidão todavia não foi enfatizada no processo de independência, para obter apoio do Sul.
O continente norte-americano durante o período de ocupação colonial caracterizou-se por duas regiões distintas:
Centro- norte - predominavam a pequena e média propriedade, o trabalho livre ou os servos temporários. Produtos agrícolas semelhantes aos europeus desestimulavam o comércio com a Inglaterra por não haver carga de retorno o que gerou triângulos comerciais com o Sul e as Antilhas, Jamaica, África.
Sul -dependente da metrópole, exportava tabaco, anil e algodão, importando manufaturados. Predominavam os latifúndios e o trabalho escravo.
O crescimento do comércio colonial ameaçou o comércio metropolitano, acentuado atritos. A Inglaterra tenta aplicar leis já existentes que era rígidas, mas não aplicadas.
A colonização feita pelos ingleses na América do Norte gerou uma estrutura substancialmente diferente daquela verificada em outras regiões . “Nas leis da Nova Inglaterra encontramos o germe e o desenvolvimento da independência local. Na América, pode-se dizer que o município foi organizado antes da comarca, a comarca antes do estado e o estado antes da União” (Alexis de Tocqueville). Portanto nos EUA as comunidades locais nasceram por iniciativa dos colonos e não por uma ação da metrópole. Os estados e a federação posteriormente foram criados a partir das comunidades locais , portanto caracterizando o predomínio do poder local sobre o poder central , daí a relativa autonomia em relação à Inglaterra o que vai facilitar e agilizar o processo de independência. Esta grande autonomia dos estados foi institucionalizada na Constituição Americana e permanece até hoje. Na própria declaração de independência em 1776 vai constar a afirmação “(...) estas colônias Unidas são e, por direito, devem ser Estados Livres e Independentes”.
SITE: Usina de letras <>http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=22087&cat=Artigos&vinda=S>