Respostas
gnatius e Merrin eram um belo casal. Até que brigaram. No dia seguinte, ela foi encontrada estuprada e morta num prédio abandonado e todo mundo acredita que Ignatius é o culpado, mas se safou por ter uma família rica que abafou o caso. No aniversário de um ano da morte dela, Ignatius bebe até cair no meio do mato e acorda com chifres na testa. E o poder de incitar o pecado nos outros.
Assim começa "O Pacto", escrito por Joe Hill.
Apesar do personagem estar se tornando o Diabo, o livro não é sobre religião. Apesar de haver um assassinato, não é uma história de investigação. Apesar de ter um casal apaixonado, não é um livro de romance. É uma história sobre sentimentos, sobre pessoas, sobre as merdas da vida.
Eu já li vários livros que me fizeram sentir coisas. O autor tem que ser muito bom pra isso. Mas em O Pacto, eu senti tantos sentimentos, e tão profundamente, que foi como se eu fosse Ignatius passando por tudo aquilo. Quando ele estava se apaixonando por Merrin, *eu* estava me apaixonando por Merrin. Quando ele sofreu, eu sofri. Quando sentiu ódio, eu senti o ódio queimando dentro de mim.
O momento em que percebi que este era o melhor livro da minha vida foi quando Ignatius e Merrin brigaram feio. Eu senti toda a dor do rompimento de um relacionamento tão especial. E então o meu trem chegou ao destino, eu fechei o livro, e continuei sentindo aquele peso incomodo no estômago. Foi como se EU tivesse acabado de terminar um namoro com a maior paixão da minha vida.
TODOS os personagens neste livro são muito bem construídos. Parecem gente real, que você pode tocar e sentir. E as dores que eles sentem são também dores que o leitor sente no decorrer do livro. Mesmo que você nunca tenha terminado um namoro ou perdido uma pessoa amada, você vai conseguir sentir o desespero de Ignatius. E sua confusão conforme ele se transforma cada vez mais no próprio Diabo.
Deixa eu falar de novo sobre os sentimentos. Lendo este livro, eu me apaixonei por Merrin. Depois eu odiei Merrin com todas as minhas forças. Depois me apaixonei novamente. Eu odiei todos os familiares e conhecidos que acreditavam que Ignatius tinha estuprado e assassinado aquela ruiva branquela tão linda que eu amava. Eu me senti desesperado por saber que ela tinha morrido e que eu nunca mais a veria.
Infelizmente eu acabei de ler o livro em 3 dias. Queria que tivesse durado muito mais. Nunca mais vou ver Ignatius, Merrin, Terry, Lee e todos os outros. Vou sentir falta deles como se fossem amigos que deixei pra trás.
Não tenho muito mais a falar do livro sem dar spoilers. Este livro me tocou e vai ficar na minha memória por muito tempo. Este é um daqueles livros que nos mostram como os livros ainda são uma forma de contar histórias melhor que TV, cinema, games. Só estou dando nota 5 porque é o máximo que o Skoob permite, mas parece até injusto dar 5 estrelas pra ele quando já dei 5 para alguns outros livros. Ele merecia 6, 7, 8 estrelas. Uma classificação só dele.
Obrigado, Joe Hill, por uma obra tão especial.