Borba e Lopes (2010) analisaram práticas de educadores sociais de duas ONGs que tinham ações voltadas a jovens em situação de vulnerabilidade social. Em relação ao perfil dos sujeitos da pesquisa, observou-se a presença quase absoluta de mulheres, levantando-se, inclusive, a hipótese de a forte presença do sexo feminino decorria, primeiramente, de um fator histórico e social: profissões exercidas por mulheres implicam algum tipo de cuidado. Além disso, havia, também, uma explicação econômica: mulheres tendem a ocupar postos precários de trabalho, marcados pela ausência de proteções trabalhistas.
Fonte: BORBA, P. L. O.; LOPES, R. E. Organizações Não Governamentais, jovens pobres e educadores sociais nas cidades. EccoS – Ver. Cient. São Paulo, v. 12, n. 2, p. 437-452, jul-dez, 2010.
Sobre a questão da diversidade nos espaços organizacionais, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
Durante muito tempo, a hegemonia de concepções sociais machistas, patriarcais e religiosas fez prevalecer uma enorme desigualdade entre os gêneros nas interações sociais e na constituição do poder político na sociedade.
A mediação do poder público deve se fazer efetiva na ampliação e defesa dos direitos sociais dos sujeitos, principalmente daqueles grupos que sofrem com a discriminação de gênero ou de qualquer outro tipo.
Políticas de gênero são as ações do poder público que objetivam mediar as relações sociais, buscando estabelecer igualdade de direitos sociais e civis independentemente da ideologia de gênero, orientação sexual e preceitos discriminatórios.
a.
Todas as afirmativas estão corretas.
b.
As alternativas I e II estão corretas.
c.
As alternativas II e III estão corretas.
d.
Apenas a afirmativa II está correta.
e.
Apenas a afirmativa I está correta.
Respostas
Para formatar melhor a questão, vamos dividir as afirmativas:
I - Durante muito tempo, a hegemonia de concepções sociais machistas, patriarcais e religiosas fez prevalecer uma enorme desigualdade entre os gêneros nas interações sociais e na constituição do poder político na sociedade.
II - A mediação do poder público deve se fazer efetiva na ampliação e defesa dos direitos sociais dos sujeitos, principalmente daqueles grupos que sofrem com a discriminação de gênero ou de qualquer outro tipo.
III - Políticas de gênero são as ações do poder público que objetivam mediar as relações sociais, buscando estabelecer igualdade de direitos sociais e civis independentemente da ideologia de gênero, orientação sexual e preceitos discriminatórios.
I é verdadeira, pois as ideias de que homens eram superiores às mulheres (e que ser homem se relacionava com um comportamento próprio, diferente do feminino) serviu como "justificativa" para a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade.
II é verdadeira, sendo o "tratamento desigual" uma maneira de garantir que haja igualdade entre os (socialmente) desiguais.
III é verdadeira, pois as políticas de gênero, apesar de se basearem em questões de gênero e de orientação sexual, são postas para combater a desigualdade, de modo a criar e estabelecer direitos que independem destas coisas.
É correta a alternativa A.
a resposta certa é letra " A " todas estão corretas