• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o texto abaixo e depois responda ao que se pede:

A existência de oposição é um fato inerente a todo e qualquer processo político. Tomado em sentido bem amplo, é através da política que toda sociedade enfrenta uma questão crucial: quais os critérios que irão presidir a alocação a riqueza e dos valores socialmente produzidos. Uma vez que estas riquezas e estes valores são finitos, a insatisfação é um resultado previsível em qualquer decisão política. Isto significa que o processo político sempre traz latente uma dose de competição que pode no máximo ser abafada, mas nunca eliminada. Pois bem, a invenção “moderna” está em criar mecanismos para absorver esta competição, institucionalizando procedimentos capazes de dar voz à insatisfação, ao mesmo tempo que neutralizam os componentes desagregadores presentes na atividade da oposição, tornando-a alternativa de governo. (BALBACHEVSKY, Elizabeth. Stuart Mill: Liberdade e representação. In: WEFFORT, Francisco C. Os clássicos da política, v. 2. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 192)



Interpretando o trecho acima, podemos concluir então que:
Escolha uma:
a. A modernidade eliminou a insatisfação antes característica das decisões políticas.
b. A modernidade não foi capaz de eliminar o s fatores desagregadores provocados pela existência de oposição.
c. A modernidade criou a possibilidade para uma melhor superação das insatisfações ao introduzir mecanismos que legitimam a oposição.
d. A existência de uma oposição legítima determinou o fim das insatisfações geradas pelas decisões políticas.

Respostas

respondido por: renatakmc
15
No meu entender é a letra c - A modernidade criou a possibilidade para uma melhor superação das insatisfações ao introduzir mecanismos que legitimam a oposição.

eltonalbano: Eu também entendo que é a letra C a correta.
Perguntas similares