• Matéria: História
  • Autor: thalialuz1
  • Perguntado 8 anos atrás

O uso da força militar para reprimir movimentos regionais foi comum também em outros períodos da história do Brasil, como na época colonial. Elabore um relatório confrontando aspectos dessa repressão, considerando a Inconfidência Mineira (1789), a Insurreição Pernambucana (1817) e as revoltas do período Regencial.

Respostas

respondido por: makmorales
79

Olá,

Podemos citar os exemplos do força militar para reprimir movimentos regionais durante o período colonial no Brasil, a exemplo da Inconfidência Mineira, movimento que foi deflagrado e quando o governo o descobriu, agiu rapidamente prendendo e executando os responsáveis. Tiradentes, o nome mais simbólico foi executado em praça pública.

Outro exemplo disso foi a Insurreição Pernambucana, mas em um contexto diferente, onde os próprios cidadãos das localidades uniram-se e expulsaram os holandeses do Brasil. Por fim, as revoltas do período regencial foram combatidas com firmeza, a fim de manter a unidade do Brasil e evitar a criação de outros estados independentes.

Abraços!

respondido por: deilza2009
11

Resposta:

A Conjuração Baiana (1798) e a Inconfidência Mineira (1789), compartilham muitas semelhanças. Estes dois movimentos tiveram inspiração no iluminismo, na Independência dos EUA e no republicanismo intelectual. Ambos desejavam emancipar o país ou uma região - isso depende do revolucionário.

Os movimentos, no entanto, se diferenciam quanto à composição: enquanto os mineiros envolvidos eram em sua maior parte da elite, os baianos contavam com um grande contingente de indivíduos da classe popular, lutando, inclusive, pela abolição da escravidão.

Explicação:

Perguntas similares