A respeito da evolução histórica do Censo Escolar da Educação Básica e do sistema de informação integrado, assinale (C) para as alternativas certas e (E) para as erradas. . ( ) Em 1931, com a criação do Ministério da Educação e Saúde, foram definidas normas padronizadas para a realização do Censo Escolar em âmbito nacional. ( ) Ao Instituto Nacional da Pedagogia foi atribuída a responsabilidade de analisar e interpretar os dados educacionais fornecidos pelo Serviço de Estatísticas de Educação e Saúde (Seec). . ( ) Em 1956, foi criado o Ministério da Educação e Cultura (MEC), que passou a ser o órgão responsável pela produção dos dados estatísticos educacionais, por meio do Serviço de Estatística da Educação e Cultura (Seec). . ( ) O Seec foi responsável pela criação do Sistema Integrado de Informações Educacionais (SIEd), onde se passou a coletar os dados educacionais de maneira informatizada, conectado com as secretarias estaduais. . ( ) O Sistema Educacenso foi implementado originalmente a partir da formação do Cadastro de Alunos, Docentes, Auxiliares de Educação Infantil e Escolas – Cadmec, entre 2005 e 2006, e a primeira coleta de dados nessa plataforma foi realizada no período de maio a outubro de 2008. Naquele momento, foi possível notar que o processo de coleta de informações estava mais ágil.
Respostas
Olá,
(C) Após a criação em 1931, do Ministério da Educação e Saúde, foi realizado a IV Conferência Nacional de Educação, com principal consequência a assinatura de um Convênio Estatístico, visando a padronização das estáticas da educação no Brasil.
(C) O INEP - Instituto Nacional de Pedagogia, foi criado em 1937, centralizando todas as informações do Serviço de Estatísticas de Educação e Saúde - Seec.
(C) Foi O SeeC, que desenvolveu e implantou um sistema para descentralização na apuração dos dados coletados pelo Censo Escolar, com a criação, nas Secretarias Estaduais de Educação, de sistema informatizado específico para essa finalidade, Foi a experiência precursora do Sistema Integrado de Informações Educacionais (SIEd).
(E) Foi a partir de 2007 que o Censo Escolar adota um novo modelo, o Sistema Educacenso, que estabeleceu toda uma rede virtual de investigação: além das escolas das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada, também, os alunos e os professores. O Sistema Educacenso incorpora através da internet, coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados, de forma precisa e individualizada.
Resposta:
C - E - C - C - C - E
Explicação:
A respeito da evolução histórica do Censo Escolar da Educação Básica e do sistema de informação integrado, assinale (C) para as alternativas certas e (E) para as erradas.
a. Em 1931, com a criação do Ministério da Educação e Saúde, foram definidas normas padronizadas para a realização do Censo Escolar em âmbito nacional.
b. Ao Instituto Nacional da Pedagogia foi atribuída a responsabilidade de analisar e interpretar os dados educacionais fornecidos pelo Serviço de Estatísticas de Educação e Saúde (Seec).
d. Em 1956, foi criado o Ministério da Educação e Cultura (MEC), que passou a ser o órgão responsável pela produção dos dados estatísticos educacionais, por meio do Serviço de Estatística da Educação e Cultura (Seec).
e. O Seec foi responsável pela criação do Sistema Integrado de Informações Educacionais (SIEd), onde se passou a coletar os dados educacionais de maneira informatizada, conectado com as secretarias estaduais.
f. O Sistema Educacenso foi implementado originalmente a partir da formação do Cadastro de Alunos, Docentes, Auxiliares de Educação Infantil e Escolas – Cadmec, entre 2005 e 2006, e a primeira coleta de dados nessa plataforma foi realizada no período de maio a outubro de 2008. Naquele momento, foi possível notar que o processo de coleta de informações estava mais ágil.