1) Como surgiu a bolsa de valores de Nova York? Como e por que ela quebrou(em 1933)?
2) O que é uma ação (na bolsa de valores)? Cite exemplos.
Respostas
1) para a primeira pergunta: Na Bélgica, mais especificamente na cidade de Burges, existia uma família de banqueiros, os Van der Burse, que reuniam em sua casa alguns comerciantes, a fim de realizar trocas pertinentes a seus negócios. Daí surgiram teorias com relação ao nome dado ao lugar onde se realizam esses tipos de negócios, do sobrenome do anfitrião dessas reuniões.
Algumas movimentações em prol desse tipo de negociação foram feitas antes, no séc. XI, como por exemplo em 1141, com a Bourse de Paris, na França, instituída por Luis VII. Somente no séc. XVIII é que esse tipo de negociação foi se desenvolvendo e ganhando importância econômica, principalmente na Europa, e foi sendo transferida para instalações adequadas, com estruturas prediais parecidas como as dos dias atuais.
Em 1698 foi fundado um dos ícones do capitalismo, a Bolsa de Fundos Públicos de Londres, e em 1792 foi fundado a maior bolsa do mundo, a Bolsa de Nova York, ou New York Stock Exchange.
1) para a 2ª pergunta: Ela quebrou pelo que podemos chamar de "Natural fracasso do Socialismo", mais conhecido como Crise de 29. A tal "Crise de 29" surgiu justamente porque a atual Rússia, antiga União Soviética (URSS) estava passando pelo socialismo, não por uma crise. É sempre bom lembrar disso. Vejamos, a Bolsa de Valores de NY quebrou porque foi atingida pelo socialismo da Rússia; socialismo de Lenin, Stalin que matou milhões de pessoas.
2) Um pouco mais difícil, mas vou tentar responder.Imagine que você e mais alguns amigos resolveram montar uma empresa.
Cada um de vocês irá investir um montante diferente. Com empresa montada, o investimento total foi de R$ 100.
Este é o capital social da empresa. (Capital = dinheiro)
Como cada um de vocês participou com valores diferentes, decide-se dividir esse capital social em partes iguais. Digamos que sejam 100 partes.
Cada parte valerá R$ 1 e cada sócio terá uma certa quantidade de partes, equivalente ao valor por ele investido para a criação da empresa. Cada uma dessas partes é uma ação. Uma definição mais técnica diz que:
Uma ação é um título de renda variável emitido por uma sociedade anônima, que representa a menor fração do capital da empresa emitente.