• Matéria: Sociologia
  • Autor: thaishyginomaciel
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao utilizarmos o conhecimento reflexivo para abordarmos os fenômenos complexos que acontecem no campo da Sociologia e Antropologia foi utilizado como exemplo, os diferentes sentidos de se comer bolo em nossa sociedade.
Por exemplo :
Come-se bolo:
a) com o objetivo de, simplesmente, saciar a fome;
b) após a refeição principal. Neste sentido, ele será concebido como um complemento alimentar e classificado com uma “sobremesa”;
c) numa cerimônia que festeja a data de nascimento de um indivíduo: aniversário;
d) num ritual de passagem que indica a mudança na condição social de duas pessoas: casamento;
e) para festejar e se relacionar com o sagrado. Um exemplo deste uso do bolo é nas festas de santos São Cosme e São Damião na Umbanda. Neste caso, observa-se que o bolo é concebido como uma oferenda religiosa
Responda, por que há diferentes sentidos de se comer bolo?

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Olá!

Ao longo da história, o ato de "comer bolo" apesar de parecer superficial, carrega consigo um elemento de festejo, onde a sociologia e a antropologia podem analisar como uma configuração da sociedade de escolher algum alimento para comemorar uma data e para isso é importante que ele seja uma sobremesa por exemplo.

Assim, a cultura do bolo se expandiu e ao longo dos dias é utilizada tanto como uma forma de saciar a fome ou até mesmo para comemorar um casamento ou um aniversário.

Até mais!

Perguntas similares