Respostas
Marcelo se preparou muito até ter coragem de convidar Mariana para um encontro. Relutante, Mariana concordou, mas advertiu Marcelo sobre sua enorme quantidade de alergias e restrições alimentares. Sempre preparado, Marcelo partiu em busca de locais que servem comida sem glúten em ferramentas como o Yelp, TripAdvisor e Google a fim de ler críticas de restaurantes e escolher o melhor menu para seu encontro. Com cada comentário negativo e estrela em falta, uma semente de dúvida é plantada em Marcelo… ele deve arriscar?
As críticas de restaurantes no mundo digital mudaram a forma como os clientes escolhem um ambiente para jantar. Nos dias de hoje, muitos clientes buscam por avaliações online antes mesmo de verificar a proximidade e endereço de um estabelecimento. Neste caso, deparar-se com avaliações boas ou ruins pode influir diretamente em suas decisões.
O Yelp, por exemplo, recebe no exterior o colossal número de 71 milhões de visitantes únicos em seu site a cada mês. Além disso, há alguns anos, foi noticiado que, também no exterior, 88% dos entrevistados lia as avaliações para determinar a qualidade de uma empresa local.
Mais e mais restaurantes estão usando avaliações como parte de sua estratégia de marketing; hoje, ter um perfil no Yelp, Google Business ou TripAdvisor é tão vital quanto o ar que respiramos. Além disso, estudos estrangeiros mostram que o “aumento” de uma estrela na classificação do Yelp (com base no sistema de classificação de cinco estrelas da Yelp) leva a um aumento de 5-9% na receita para o restaurante?
Considerando os efeitos dessa tendência no exterior, será que não vale preparar seu negócio para as avaliações aqui no Brasil?
Lembre-se: comentários são poderosos e podem fazer o seu negócio decolar ou quebrar para sempre. Com isso em mente, confira a seguir uma estratégia fundamental que irá otimizar as críticas de restaurantes, garantindo uma experiência positiva, tanto na mesa e quanto online.