metodos de avaliação de estoque
.PEPS(FIFO)-1 QUE ENTRA SERÁ O 1 A SAIR
.UEPS(LIFO)-ÚLTIMO QUE ENTRA SERA O 1 A SAIR
.CUSTO MÉDIO-MÉDIA PONDERADA MÓVEL DOS VARIOS PREÇOS DE COMPRAS.
atenção: não e permitida, pela legislação do imposto de renda, a avaliação dos estoques pelo metodo UEPS.
Com relação aos assuntos sobre os métodos PEPS, UEPS e Média Ponderada, assunto mencionado na aula 14, realize uma pesquisa na internet e responda as questões citadas abaixo:
(a) Identifique quais são as diferenças encontradas entre os métodos PEPS, UEPS e Média Ponderada.
(b) Qual é o método de avaliação de estoques utilizado no Brasil e por quê?
(c) Com relação aos dados abaixo, identifique qual é o método de avaliação de estoques utilizado no devido exercício, mencionar o por quê?
Respostas
Olá, tudo bem?
Com base na imagem que você pôs anexo temos as seguintes respostas:
(a)
No PEPS dá-se baixa nas primeira unidades compradas, cujo custo tende a ser mais barato devido a inflação, assim o lucro é maior e há mais tributação.
No UEPS ocorre o inverso, ou seja, dá-se baixa nas unidades mais novas e caras, logo, o lucro se torna menor por que o custo é mais alto.
Já o MPM é uma média das compras, portanto, representa um valor mais adequado economicamente.
(b)
O método de avaliação de estoques aceito no Brasil são PEPS e MPM, sendo o MPM o mais utilizado nas empresas, visto que é mais facilmente implantado e controlado e também representa um valor médio dos estoques. O método UEPS não é aceito pelo fisco por que na nossa economia inflacionário, dar baixa nos produtos mais caros primeiro faz com que o lucro seja menor, e consequentemente a tributação.
(c)
O método de avaliação de estoques utilizado abaixo é o PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai). Vemos isso por que no dia 6 foram vendidas 250 unidades, sendo que foi dado baixa em 100 unidades a R$ 10,00 (entraram no dia 04) e 150 unidades a R$ 9,00 (entraram dia 05). Ou seja, o primeiro que entra é o primeiro que sai.
Espero ter ajudado =D