Respostas
O que era a Regência Trina provisória?
Sem tempo hábil para responder à atitude inesperada do imperador, os membros do poder legislativo rapidamente indicaram os senadores José Joaquim Carneiro de Campos, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro e o brigadeiro Francisco de Lima e Silva para formarem a Regência Trina Provisória.
O que foi a regência permanente?
Instalada a Assembléia Geral, foi eleita em 17 de junho de 1831 a Regência Trina Permanente, que ficou composta pelos deputados José da Costa Carvalho, político do sul do país, João Bráulio Muniz, do norte, e novamente pelo Brigadeiro Francisco de Lima e Silva.
Após a abdicaçao de D Pedro I, foi instaurada a Regencia Trina Provisoria, a qual suspendia o poder Moderador. Foi uma regencia denominada provisória devido seu caráter de emergência, pois o Congresso estava de férias após D. Pedro I sair do poder, e o Executivo nao podia ficar vazio. Ela também concedeu anistia para todos os presos políticos e estancou as agitações populares.
Depois, através da Assembléia Gera, a Regencia Trina Permanente foi eleita. Ela visava o equilíbrio político e regional. Criou a Guarda Nacional, que funcionava como instrumento de repressão das elites e o Código do Processo Criminal, q concedia ampla autonomia ao poder local, descentralizando a justiça em mãos dos juízes.