• Matéria: Português
  • Autor: victor99760
  • Perguntado 7 anos atrás

resumo do filme "como amar em outra lingua"

Respostas

respondido por: jordaniasouzamotk6bc
7

O filme retrata a história de Onur, um surdo que trabalha em uma biblioteca e leva uma vida independente, morando sozinho em uma casa adaptada. Seu pai deixou sua mãe e Onur se sentiu rejeitado e culpado por esse fato. Apesar de “falar” ele optou em não forçar sua oralidade que despertava piedade diante da sociedade turca,consequentemente Onur passou a se identificar mais com a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a cultura surda. Em uma festa de noivado de seu amigo Vedat, ele conhece Zeynep uma ouvinte e se apaixonam e mesmo diante do fato de Onur ser surdo, Zeynep não tem uma atitude preconceituosa, e sim inclusiva. Apesar de trabalhar em um call center e falar o dia inteiro.  No entanto, Zeynep tem amigospreconceituosos, e este fato é contornado por ela que se esforça para aprender LIBRAS e adentrando com adaptações ao mundo de Onur, tal conduta é recíproca, quando Onur assume como sua causa a manifestação dos funcionários do call Center. Na manifestação, Onur interpreta errada uma atitude que desencadeia uma grande confusão, ocasionando a prisão do casal. Por conseguinte, eles se afastam na expectativa detentar esquecer o elo que os uniu, mas, o amor fala mais alto, acima dos preconceitos, desavenças, desencontros e encontros.

respondido por: lucasca2309
0

Resposta:

O filme relata a história de Onur, um surdo que trabalha em uma biblioteca e leva uma vida independente, morando sozinho em uma casa adaptada. Ele vive em seu cotidiano diversos atos de preconceitos, como por exemplo quando ele gesticula para um rapaz não falar ao telefone na biblioteca, uma vez que é proibido, e o rapaz simplesmente põe o celular no viva-voz e continua conversando sem que Onur percebesse.

Em uma festa de noivado de seu amigo, ele conhece Zeynep, uma ouvinte, que trabalha em uma empresa de Call center. A princípio ela não percebe que a condição de Onur, vindo a perceber somente no final da festa quando ela o dirigiu a palavra e não teve retorno da parte dele.  Mesmo diante do fato de Onur ser surdo, Zeynep não tem atitude preconceituosa, mas o amou e uma das diversas amostras de seu sentimento foi o fato de ela aprender a língua de sinais para se comunicar com seu amado.

 No entanto, Zeynep tem amigos preconceituosos, além de uma relação turbulenta com seu ex-marido que também e seu chefe. Eles não aprovam o relacionamento pelo simples fato de Onur ser surdo e o ex na esperança de reatar o relacionamento perdido. Por outro lado, a mãe dele também não aprova pelo medo da moça fazer mal ao seu filho, o fazendo sofrer.

O medo da mãe é advindo do abandono por parte do pai de Onur quando ainda era criança, e com isso ele cresceu com traumas e se sentindo rejeitado, pois apesar de oralizar, coisa que despertava “piedade” nas pessoas, prefere se comunicar através da língua de sinais e um apego pela cultura surda.

Como dito, Zeynep trabalha em uma empresa de Call center. Nessa empresa os funcionários são obrigados a trabalharem por horas ganhando salários baixíssimos. Diante disso, Zeynep, organiza um manifesto com o intuito de reivindicar direitos e ele a acompanha na manifestação. Quando estavam protestando, Onur interpretou de maneira errada um gesto feito por um homem, desencadeando uma confusão generalizada, com isso os dois foram levados para a prisão. Após a saída prisão, os pais dela a e mãe dele afastaram o casal, porém depois de um tempo eles perceberam o quanto amavam.

Com isso, o filme traz à tona diversas discursões acontecidas em sala de aula durante a disciplina, como preconceitos enraizados na sociedade de que pessoas com surdez são limitadas de realizarem diversas atividades. Porém na verdade limitadas são pessoas que não buscam aprender e conhecer o mundo para “além do som”.

Explicação:

Perguntas similares