Qual e o efeito de bebidas que possuem álcool sobre a produção do hormônio antidiuretico
Respostas
O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético
O corpo humano produz um hormônio, a vasopressina ou hormônio antidiurético ADH, ele faz ao onde os rins conservem água, evitando a desidratação, ou seja, regula o volume de urina. Entretanto, o álcool inibe a produção desse hormônio regulador da urina e acontece uma não retenção nos rins, liberando a urina.
A formação de urina ocorre nos rins e lá o volume e a composição da urina são divinamente regulados por vários mecanismos: hormônios, osmose, transportadores, etc. Um hormônio muito importante é a vasopressina, também conhecido como ADH e hormônio antidiurético. A vasopressina é produzida na glândula pituitária que fica no sistema nervoso central. Nos rins ela abre poros (como se fossem canais de água) por onde a água pode sair da urina em formação e voltar para o nossa circulação. Esse mecanismo poupa água e diminui a quantidade de urina.
O álcool (etanol) inibe a produção de vasopressina, com isso não se formam os canais de água nos túbulos renais e assim a água que não conseguiu voltar para o sangue é eliminada na urina. Isso faz com que o volume de urina aumente.
Espero ter ajudado =)