• Matéria: História
  • Autor: Anacristina153
  • Perguntado 8 anos atrás

POR FAVOOOR ME AJUDA

Por ocasião da instauração do estado novo em 1937 Getúlio Vargas dizia:

[...]A gravidade da situação que acabo de descrever em rápidos traços está na consciência de todos os brasileiros. Era necessário e urgente optar pela continuação desse estado de coisas ou pela continuação do Brasil. entre a existência nacional e a situação de caos de responsabilidade e desordem em que nos encontrávamos não podia
haver meio termo ou contemporização.

Quando a competição política ameaça degenerar em guerra civil, é cinal de que o regime constitucional perdeu o seu valor prático, substituido, apenas, como abstração.

A) identifique a situação que Vargas classificava como sendo muito grave.

B) segundo Vargas, qual seria a alternativa à instauração da ditadura ?

C) Releia o segundo parágrafo da citação acima. Pelo que Vargas dá a entender nesse trecho, sua decisão de instaurar uma ditadura representava um golpe na democracia brasileira? justifique.

Respostas

respondido por: LarissaFarias01
58

a)No dia 10 de novembro de 1937, às vésperas das eleições para presidente disputadas por José Américo de Almeida e Armando de Salles Oliveira, o presidente Getúlio Vargas, com o apoio dos chefes militares, deu um golpe de estado, suspendeu as eleições, fechou o Congresso e os partidos políticos e impôs ao país uma nova Constituição, apelidada de Polaca, de caráter nitidamente ditatorial, parcialmente inspirada nos modelos nazi-fascistas. No discurso-manifesto, Vargas tenta justificar o novo tipo de Estado que impõe ao país. Ele duraria até 1945

b)Mostrar o seu poder para fortalecer sua imagem

c)Não, pois segundo ele, ele estava salvando o Brasil do Comunismo que Prestes planejava implantar em nosso país. Ou seja, para ele, ele estava justamente salvando a democracia brasileira.

respondido por: soraiagarcia
3

Resposta:c

Explicação:

Perguntas similares