como as religiões enxergam o aborto? catolicismo,jualaismo,espiritismo,hinduísmo,budismo,protestantismo,intonuismo e outras resinas cada uma delas
Respostas
O Judaísmo considera que o feto ou embrião não tem o estatuto de "pessoa" antes do nascimento.
O Islã permite o aborto nos casos em que está em causa a vida da mulher. Dependendo da correntes pode ser ou não aceitável a sua utilização em outras situações. A maior parte do islamismo considera o aborto permissível apenas quando a vida da mulher está em risco ou em casos de estupro.
Embora não haja consenso no Budismo quanto ao aborto, a maior parte de seus seguidores considera uma quebra do preceito de não tirar a vida. Fontes budistas tradicionais,como o código monástico budista, apontam que a destruição deliberada da vida é uma grave quebra de preceitos.
Embora o Hinduísmo seja claro a classificar o aborto como um ato abominável, na prática a Índia permite parcialmente o aborto desde 1971 sem que este fato tenha levantado celeuma entre as autoridades religiosas, no entanto a utilização do aborto como forma de seleção do sexo da criança levou o governo a tomar medidas em 1994 contra esta prática em particular.
O Espiritismo também se posiciona contra o aborto.
o Cristianismo afirmou a ilicitude moral de todo aborto provocado. religião cristã, ensinava: «Não matarás o fruto do ventre por aborto, e não farás perecer a criança já nascida».