Respostas
Olá!
No início do século XIX, ou seja, nos anos 1800, a monarquia portuguesa viu sua soberania arruinando-se por conta da ascensão dos ideais iluministas, que propagavam a ideia de liberdade e de igualdade de direitos. Assim, o desenvolvimento de uma classe média crítica e que acreditava na Independência e na República, passou a pautar as discussões de termor da Coroa portuguesa que viu-se prejudicada em diversos sentidos durante este século: teve de mudar a corte para o Brasil e entregar o país à independência em 1822.
A monarquia portuguesa sentia sua "soberania ameaçada" no início do século XIX em virtude da onda de expansão dos ideais republicanos e iluministas, que já haviam derrubado a monarquia na França, durante a Revolução Francesa no final do século XVIII. Para piorar a situação da corte portuguesa, a propagação destes ideais estava sendo realizada à força ao redor da Europa por Napoleão Bonaparte e suas guerras napoleônicas.
A ameaça à soberania das monarquias
A Revolução Francesa foi um evento que acelerou processos de independência e revoltas ao redor do mundo controlado por monarcas. As burguesias esclarecidas, que se fortaleceram cada vez mais a partir do Iluminismo, passaram a acreditar cada vez mais na independência e na república.
Destituir monarquias europeias também era um dos objetivos de Napoleão, que empreendia batalhas vitoriosas contra todas as coalizões pró-monarquia que o enfrentavam. Ele então pressionou Dom João VI, rei de Portugal, cuja resposta foi deixar seu país em 1822, transferindo a corte para o Brasil, que na época era colônia portuguesa.
Saiba mais sobre a "soberania ameaçada" das monarquias europeias em https://brainly.com.br/tarefa/43536349
#SPJ3