• Matéria: Pedagogia
  • Autor: qwert1234
  • Perguntado 8 anos atrás

- Texto: PAULO FREIRE E OS DIREITOS HUMANOS: a prática pedagógica e a efetivação de uma Educação em Direitos Humanos, de Célia Maria Rodrigues da Costa Pereira

“Não junto a minha voz à dos que, falando em paz, pedem aos oprimidos, aos esfarrapados do mundo, a sua resignação. Minha voz tem outra semântica, tem outra música. Falo da resistência, da indignação, da ‘justa ira’ dos traídos e dos enganados. Do seu direito e do seu dever de rebelar-se contra as transgressões éticas de que são vítimas cada vez mais sofridas.” (FREIRE, 1997, p. 113-14)

A leitura literária contribui para a formação dos seres humanos e, para isto, é fundamental estimular a reflexão sobre as relações humanas no cotidiano escolar. Elabore um texto dissertativo:

Devem ser apresentados às crianças apenas textos e livros que trazem princípios como liberdade, igualdade e dignidade, ou também incluir temas que discutem a violência, a opressão? Como o professor pode trabalhar com temas conflitantes para a construção de uma educação que seja, de fato, transformadora?

Respostas

respondido por: viniciusrm19
8

Olá!

A leitura literária compreende um elemento pedagógico muito importante na formação dos individuos, todavia a seleção deve ser feita de forma minuciosa e de acordo com a capacidade intelectual e ética das crianças.

Dessa forma, é importante que temas transversais, como os citados acima, sejam implementados, todavia de forma gradual, e que reforcem a perspectiva inclusiva, no sentido de formar individuos que sejam capazes de valorizar as diferenças.

Perguntas similares