Soluços, lágrimas, casa armada, veludo preto nos portais, um homem que veio vestir o cadáver, outro que tomou a medida do caixão, caixão, essa, tocheiros, convites, convidados que entravam, lentamente, a passo surdo, e apertavam a mão à família, alguns tristes, todos sérios e calados, padre e sacristão, rezas, aspersões d´água benta, o fechar do caixão, a prego e martelo, seis pessoas que o tomam da essa, e o levantam, e o descem a custo pela escada, não obstante os gritos, soluços e novas lágrimas da família, e vão até o coche fúnebre, e o colocam em cima e traspassam e apertam as correias, o rodar do coche, o rodar dos carros, um a um... Isto que parece um simples inventário, eram notas que eu havia tomado para um capítulo triste e vulgar que não escrevo. ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Cotia (São Paulo): Ateliê Editorial, 1998. No trecho, a extensa enumeração serve para que o enunciador construa uma
Respostas
Olá,
Compreendendo toda temática e contextualização envolta e que embasa a obra de Machado de Assis, "Memórias Póstumas de Brás Cubas", é possível compreendermos que, através do processo adotado por Brás Cubas para operar a descrição de seu enterro e todas discorrências e solenidades buscam incutir no leitor determinadas sensações e inferências para que compreenda as percepções do personagem-narrador naquele instante.
A enumeração extensa, inicialmente, adota o ato de descrever todo ocorrido sucessivamente, de modo que proporciona ao leitor uma descrição completa acerca de todas as etapas e processos que ocorreram durante o ato fúnebre. Ao mesmo instante, por tratar-se de um elencamento demorado e denso, promove a sensação de um evento exaustivo e sem animosidade por parte de Brás Cubas, que expressa sua tristeza e percepção de vulgaridade de todo ocorrido.
Bons estudos!
Letra E.e) caracterização estática da realidade.
a) crônica sobre suas emoções diante da morte.
b) dissertação a respeito da fragilidade humana.
c) narração por meio da enumeração de itens.
d) descrição idealizada de um velório.
e) caracterização estática da realidade.