Respostas
Os répteis foram os primeiros vertebrados a tornarem-se independentes do meio aquático. Possuem uma pele grossa, recoberta por escamas ou placas fortemente queratinizadas que os protegem contra a perda excessiva de água e que é substituída de tempos em tempos para que o animal possa crescer.
Ao contrário dos anfíbios, que voltam à água para desovar, os répteis foram os primeiros animais vertebrados - isto é, que possuem coluna vertebral - a botarem seus ovos em terra firme. Fatos como esse levam os cientistas a acreditar que os dinossauros, extintos há cerca de 65 milhões de anos, tinham um comportamento muito parecido ao dos répteis de hoje. Ou seja, assim como a tartaruga e o crocodilo, a maioria deles seria ovípara, construiria ninhos e cuidaria de seus ovos até nascerem os filhotes.
Uma das adaptações mais importantes para a conquista do ambiente terrestre foi a ocorrência entre esses animais de ovos com anexos embrionários para proteção do embrião, bem como de uma casca porosa que permite troca gasosa entre o embrião e o meio evitando a perda de água. Muitas pessoas acreditam que os répteis vivem em locais secos e que portanto não necessitam de água para viver. Esta é uma ideia bastante errada. A água é necessária ao metabolismo dos répteis e a umidade é um fator importante no processo de troca de pele que sofrem.