3. Analise o texto que segue e depois responda ao que é proposto.
No capítulo que trata acerca das relações entre religião e ciência, saúde e espiritualidade, entendemos que elementos da fé representam um ponto importante a ser considerado nas questões de saúde coletiva, como podemos observar nos dados analisados por Jeff Levin, do National Institute for Healthcare Research, dos Estados Unidos. Tais dados resumem os resultados obtidos nas pesquisas sobre espiritualidade e fé em relação à saúde em um amplo conjunto de aspectos. Sobre esse tema, de acordo com as informações trazidas no capítulo dois do livro-texto, conclui-se que:
I. mesmo que hajam estudos e pesquisas demonstrando benefícios da fé e espiritualidade sobre a saúde integral do ser humano, as relações entre medicina e religião não estão desprovidas de tensões e conflitos. No início da história humana, as duas áreas já foram muito ligadas, mas com o advento da ciência foi havendo uma gradativa e crescente separação que hoje, aos poucos, vem sendo superada.
II. numa análise crítico-histórica, chega-se à conclusão de que a religião, ou mais especificamente a igreja cristã, foi, ao longo de toda sua história no Ocidente, um grande entrave para o avanço da arte curativa. Os cuidados médicos são vistos pela religião como uma falta de confiança na ação de Deus sobre o doente, motivo pelo qual rejeita-se a ciência médica no âmbito das igrejas cristãs.
III. segundo algumas pesquisas, a fé, pura e simples, beneficia a saúde ao inspirar pensamentos de esperança e de otimismo e expectativas positivas frente aos desafios da vida. Da mesma forma, a afiliação religiosa e a participação como membro de uma congregação religiosa beneficiam a saúde ao promover comportamentos e estilos de vida saudáveis.
É correto o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) apenas I e II.
c) apenas II e III.
d) apenas I e III.
e) apenas II.
Respostas
respondido por:
1
Olá!
I, II e III estão corretas.
A cultura religiosa, tem uma importância até mesmo em aspectos sociais, como na criação de indivíduos de favelas e comunidades, ao frequentar uma igreja durante sua formação pessoal, podem estar longe de elementos como o crime e as drogas, sendo um fácil acesso nessas áreas segregadas.
Além disso, a religião ocidental, de fato atrasou grande parte das práticas curativas vindas do Oriente por abominar qualquer tipo de cultura que não pregasse aquilo que ela doutrina.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás