Os conhecimentos disciplinares e curriculares devem ser dominados e mediados por professores e professoras, visando a propiciar uma aprendizagem mais segura para alunos e alunas. Muitos profissionais, além de não compartilharem da discussão, elaboração e escolha desses conteúdos, são incapazes de reelaborá-los conforme as suas próprias necessidades e as de seus alunos e alunas, tornando a prática pedagógica acrítica, histórica e estática, carente de significados para educandos e educadores, representando, assim, o que Paulo Freire denominou de: Escolha uma: a. “Educação básica”. b. “Educação informal”. c. “Educação formal”. d. “Educação bancária”. e. “Educação especial”.
Respostas
A resposta correta é:
Letra D: Educação Bancária
Nesta entrevista ao jornal Gazeta do Povo, Paulo Freire demonstra sua visão e indignação coma educação oferecida hoje nas salas de aula e reforça a ideia de que o ensino é extremamente raso e fora dos padrões exigidos:
"Na prática, a coisa funciona assim: o professor questiona os alunos sobre o seu dia a dia, apresenta uma explicação ideológica para os problemas e insatisfações relatados, e depois discute com eles o que acharam desse conteúdo. Se os alunos discordarem da explicação, o professor argumenta em favor do seu próprio ponto de vista ideológico. Ao fim do diálogo, o professor conclui que os alunos que ele conseguiu convencer estão agora “conscientes” da sua “verdadeira” condição de oprimidos e explorados pela sociedade de classes.
"Ora, isso é apenas a dita “educação bancária” camuflada de diálogo!"
Copyright © 2018, Gazeta do Povo.