considerado a polêmica sobre a existência da língua brasileira, explique a diferença entre a concepção cultural de língua e a concepção estrutural de língua
Respostas
Olá!
Acerca da polêmica acima, podemos compreender que trata da concepção cultural, onde as palavras apresentam as mais variadas conformações, principalmente porque as variações regionais por exemplo, contribuem para a ampla possibilidade de utilização das palavras.
Além disso, podemos afirmar que a concepção estrutural da língua está mais relacionado com o que está evidenciado no dicionário, representando assim uma norma culta. .
Na concepção cultural a língua é vista como processo de interação social e um elemento de formação de identidade de grupo. A concepção estrutural analisa os traços constitutivos de significados. A existência de uma língua brasileira é defendida pela concepção cultural de língua.
Desta forma, para citar um exemplo, a colocação de pronome em próclise no início de uma oração (no Brasil: sempre. Em Portugal: nunca) é um fator de divisão da língua em dois idiomas. Estruturalmente, o sintagma é um segmento que tem bastante liberdade quanto à sua posição na oração (no Brasil: sim. Em Portugal: sim), logo, estruturalmente as frases "Me explique isso" e "Explique-me isso" são exatamente iguais.