A respeito da Geografia Crítica, considere as asserções a seguir:
“A geocrítica no Brasil, se iniciou como um esforço por parte de alguns docentes de superar a sua tradição, a sua formação universitária, aquilo que as universidades diziam que “deveria ser ensinado”. Esses professores de geografia procuraram suscitar nos seus alunos a compreensão do subdesenvolvimento, ligando esse tema com o sistema capitalista mundial e as suas áreas centrais e periféricas” (VESENTINI, 2001).
PORQUE
De acordo com Horacio Capel (1981) em sua obra "El curso de las ideas científicas", a Geografia Crítica surgiu na Europa, visto as condições internas naquele momento e a influência da escola americana, principalmente em países como a França.
CAPEL, Horacio. El curso de las ideas científicas-tercera parte In Filosofia y Ciência en la Geografia Contemporânea. Espanha: Barcanova, 1981.p. 245-509.
VESENTINI, José William. A geografia crítica no Brasil: uma interpretação depoente, 2001. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2015.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
Respostas
Oi,
Alternativa 2: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Geografia crítica é um ramo da geografia que ganhou grande importância, principalmente na Europa durante seu surgimento e depois continuou em diversos países pelo mundo, principalmente nos países de terceiro mundo, onde a necessidade de explicação do subdesenvolvimento era grande.
Assim a geografia crítica buscava romper com o tradicionalismo, buscando fazer com que mais pessoas tivessem acesso ao conhecimento acerca das desigualdades sociais e de como o capitalismo era responsável por isso.
Resposta:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Explicação: