no Brasil, a desigualdade é imensa enquanto. Enquanto poucos recebem muito, muitos ganham pouco. Por exemplo, 10% mais ricos detém cerca de 50 %do total da renda e os 50 % mais pobres detém 10 % da renda total. Existe um elevado grau de concentração de renda.,o que implica também em concentração de oportunidades de vida. Isto resulta na desigualdade social, pois as enormes diferenças nos salários resultam em diferentes acessos à educação a saúde, trabalho, moradia, alimentação, transporte e lazer. Com base no texto e nas políticas neoliberais, assinale verdadeiro ou falso :( ) na política neoliberal, o estado corta investimentos em áreas sociais,como a educação, saúde e trabalho e prioriza o ingresso em áreas econômicas, favorecendo o capital financeiro internacional ( ) No Brasil, o combate à desigualdade econômica é independente da desigualdade social,uma vez que um país economicamente forte não possui desigualdade de classe ( ) O neuliberalismo defende que, junto ao crescimento econômico, o governo deve desenvolver políticas sociais de distribuição de renda, pois desta maneira estaria contribuindo para a redução da desigualdades, criando oportunidades para os menos privilegiados ( ) No Brasil, as desigualdades econômicas e sociais são fenômenos históricos, pois o país tem uma história socioeconômica de concentração de renda :Assinale a alternativa que corresponda às assertivas acima. selecione uma alternativa
Respostas
respondido por:
1
I é verdadeira, pois o neoliberalismo precisa da privatização e favorece a entrada de capitais estrangeiros como forma de garantir desenvolvimento sustentável.
II é falsa, pois existem tanto desigualdades econômicas quanto sociais, que inclusive variam de um grupo para outro.
III é falsa, pois o neoliberalismo afirma que tais políticas desestimulam o acúmulo de capitais, e, consequentemente, os investimentos.
IV é verdadeira, pois desde a colonização o Brasil é um país fortemente marcado pela distribuição desigual de renda.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás