• Matéria: História
  • Autor: 123luana6189
  • Perguntado 8 anos atrás

Com base no conteúdo estudado,você julga pertinente aplicar o adjetivo "imperialista" a história da Roma Antiga?Cite alguns país do mundo contemporâneo cujas práticas políticas foram ou são entendidas como imperialistas e explique o porquê

Respostas

respondido por: morhamedufmg83
2

Vou te explicar para você entender, mas é PARA VOCÊ ENTENDER PRA SEMPRE. Vejam bem... o ser humano surgiu há milhões de séculos. Certo? Para sobreviver, viu que era necessário viver em grupos. Certo? Formou o primeiro grupo e logo viu que precisaria produzir em grupo para sobreviver, visto que a caça e a coleta eram pouco. Então, surgiu a agricultura e a Pecuária (gado e plantação). Da Agricultura surgiram as aldeias, tribos. As tribos começaram a disputar com outras tribos para ganhar terras. Surgem então, as primeiras guerras. Das guerras, tribos passam a vencer outras tribos e escravizar as tribos vencidas. As cidades passam a virar Impérios. Foi assim que aconteceu com o Império Romano. Como é que surgiu o Império Romano? De guerras e conquistas religiosas. Hoje em dia, temos o Império Norte-Americano, que surgiu com o fim da Segunda Guerra Mundial e com o fim da União Sovética (que era o Império Socialista). Mas vem aperecendo aí no mundo, a China, que também domina economicamente grande parte do planeta. Quer ler um livro sobre isso? Leia "O processo civilizatório de Darcy Ribeiro".


morhamedufmg83: Explicando melhor... de grupos, passamos para familias, de famílias passamos para glebas, de glebas passamos para tribos, das tribos surgem as cidades, das cidades surgem as cidades-estado, das cidades Estado, surgem os Impérios. Mais modernamente, os impérios já não chamam-se a si como Impérios propriamente dito, por que é preciso "camuflar" as pretensões de dominar outras nações.
morhamedufmg83: Isso a gente chama sabe de que? Antropologia, moça.
Perguntas similares