• Matéria: Filosofia
  • Autor: jacquelineferre2
  • Perguntado 8 anos atrás

m homem procurou um sábio e disse-lhe: Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de... Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a BONDADE. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Não! Absolutamente, não! - Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? - Não... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

A partir dessa história socrática, relacione os três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE no processo de Feedback efetuado pelo líder dentro de uma organização ( É esperado que a resposta tenha no mínimo 3 linhas e no máximo 10 linhas).

Importante:

Valorize sua aprendizagem e a construção do conhecimento com a elaboração de respostas com suas palavras (não se trata da sua opinião pessoal, mas da sua compreensão fundamentada nos estudos indicados nas orientações semanais), numa linguagem acadêmica, de forma clara e objetiva.
Lembre-se que caso utilize alguma citação direta ou indireta, deve citar a fonte de referência usada de acordo com a Metodologia de Trabalho Científico. Evite situações que possam se configurar como plágio (considerado crime conforme: Lei 9610/98, Lei 12853/2013 e CF/88 Art.5º - XXVIII) e assim, ter sua pontuação zerada.
Caso tenha dúvidas, faça contato com os professores tutores através da ferramenta Tira Dúvidas.

Respostas

respondido por: agathavitro92
16

A necessidade do homem de contar o segredo era grande , pois queria fazer apenas uma fofoca para contrair o dia , mas a liçao que teve foi justa ja que Socrates lhe explicou que isso sao apenas coisas futeis , ou seja , nao muda a vida de ninguem com essa noticia . A conclusao final que Socrates quis passar era apenas nao conte algo que nao sabe se e verdadeiro ou nao , nao faça aquilo que voce nao gostaria que faria com voce


por favor apenas corrigi os erros ortograficos , boa noite , espero ter ajudado

Perguntas similares