Urgente me ajudem por favor
Leia os textos apresentados a seguir:
Incoterms
Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras e práticas neutras, como por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro.
Enfim, os Incoterms têm esse objetivo, uma vez que se tratam de regras internacionais, imparciais, de caráter uniformizador, que constituem toda a base dos negócios internacionais e objetivam promover sua harmonia. Na realidade, não impõem, e sim propõem o entendimento entre vendedor e comprador, quanto às tarefas necessárias para deslocamento da mercadoria do local onde é elaborada até o local de destino final (zona de consumo): embalagem, transportes internos, licenças de exportação e de importação, movimentação em terminais, transporte e seguro internacionais etc.
Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018 (adaptado).
Regimes Aduaneiros Especiais
Regimes Aduaneiros Especiais são operações do comércio exterior em que as importações/exportações gozam de benefícios fiscais como isenção, suspensão parcial ou total de tributos incidentes. Estes estão regulamentos nos artigos 307 a 503 do Regulamento Aduaneiro - RA.
Normalmente, os bens que permanecem no País, ou saem do País em caráter temporário, atendendo a necessidade de reparo, exposições, feiras, prestação de serviço, testes, materiais com fins científicos, composição de outros bens como partes e peças de produto acabado, destinado a exportação, para utilização no processo produtivo etc. Além disso, a permanência dos bens no regime está vinculada a finalidade a que foram importados, exportados ou adquiridos no mercado interno.
Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018.
Por meio dos textos apresentados, você, profissional de logística, foi encarregado de apresentar um plano logístico para a empresa em que trabalha. A Indústria LN produz placas solares e precisa importar matérias primas para processar. Dessa forma, você precisa reduzir os custos e aumentar a eficiência das operações.
Assim sendo, você analisou a operação de importação, que consiste em:
1º passo: a matéria-prima trazida do exterior é transportada pelo modal marítimo. O material sai do porto de origem, que fica na Europa, e é desembarcado no porto de Santos-SP. Todos os custos das operações até o recebimento desse material vêm sendo pagos pela Indústria LN. Nesse sentido, em sua pesquisa, você descobriu que existe um Incoterm que pode diminuir os custos para a sua empresa. Por meio da escolha desse Incoterm, o vendedor fica responsável pelas etapas dentro do país exportador, até que a mercadoria esteja a bordo do navio para ser transportada. Depois disso, a Indústria LN assume todas as responsabilidades quanto aos custos e riscos até o destino final da carga.
2º passo: ao importar materiais de outros países, a Indústria LN acaba pagando muitas taxas que encarecem o produto. Pesquisando, você descobriu a que a empresa pode se beneficiar de um regime aduaneiro especial, visto que, após a utilização da matéria prima importada, acaba exportando o produto final para outros países.
Após suas pesquisas e análise das operações que a Indústria LN tem feito, você precisa apresentar o plano logístico para a gerência e deve responder os questionamentos a seguir:
Formulário para apresentação aos diretores:
Pergunta 1: Diante do exposto no passo 1- a Indústria LN precisa utilizar outro Incoterm para que suas operações sejam mais eficientes. Apresente e explique qual seria o Incoterm indicado, por meio do texto, que beneficiaria as partes negociantes.
Pergunta 2: Diante do exposto no passo 2- a Indústria LN pode se beneficiar do uso de um regime aduaneiro especial, a fim de diminuir os custos da importação. Dessa forma, apresente e explique o regime mais adequado às operações da empresa e como ele pode ajudar a empresa.
Respostas
Boa tarde morena2708,
As respostas corretas são.
Questão 1: o Incortem adequado para este caso é o FOB, pois as operações feitas dentro do país de origem fica sob responsabilidade do vendedor, e após a mercadoria está a bordo do navio, ai sim os custos ficam sob responsabilidade da Empresa LN.
Questão 2: O regime aduaneiro adequado é o Drawback, que suspende ou isenta todo os impostos incidentes na matéria prima quando ela é usada na industrialização de produtos que serão exportados após a fabricação. E como a empresa LN irá exportar os seus produtos, esse regime ajudará a reduzir os custos na importação da matéria prima.
Pessoal, quem quiser participar do grupo de Logística da Unicesumar, estamos na matéria de Logística Internacional. Deixem o número nos comentários que adicionaremos vocês.