Respostas
A pressão nos líquidos
A-pressão-nos-líquidosE no caso dos líquidos, como compreender os efeitos da pressão? Observe a fotografia ao lado. Nesse modelo, utilizando uma garrafa PET usada para refrigerantes, vemos que, quanto menor a altura da coluna de água dentro da garrafa, menor é a intensidade com que o jato de água sai da garrafa.
A pressão da água no nível do orifício depende da altura da coluna de água sobre ele: quanto maior a altura da coluna de liquido, maior será a pressão exercida. O alcance do jato de água vai diminuindo à medida que a altura da coluna de água vai diminuindo.
Os efeitos da pressão nos líquidos estão relacionados, por exemplo, com a construção de submarinos e com a construção de barragens de represas.
Como os submarinos se deslocam em diferentes profundidades nos mares e oceanos, é preciso que sejam construídos de modo a suportar grandes pressões de água. Por isso são construídos com estruturas altamente resistentes.
As barragens das represas têm paredes mais largas na parte de baixo do que na parte de cima; a parte de baixo é projetada para suportar maiores pressões.
grossura parede de uma represa
Pressão em todas as direções
Se você encaixar uma mangueira com vários furos em uma torneira aberta, verá que se formam vários jatos de água. Esse fato mostra que a água exerce pressão em todas as direções.
VIVENDO SOB ALTAS PRESSÕES
No fundo do oceano, onde a luz do Sol não chega e a temperatura média é de 2 °C, vivem os chamados seres vivos abissais.
Entre eles, existem peixes com aspectos diferentes, que fascinam os cientistas por sua capacidade de adaptar-se a pressões praticamente insuportáveis a outros seres vivos. Uma explicação para o fato de eles sobreviverem sob altas pressões sem serem esmagados é que a água no interior de seu organismo exerce pressão de dentro para fora, de forma a equilibrar a pressão exercida pela água do mar.