Respostas
As pessoas do império romano, após a invasão dos povos germânicos tiveram que viver nos campos. Esse processo é conhecido como o de ruralizarão. Além desse fator, as pessoas tinham eu viver sobre a proteção dos nobres que podiam proteger as pessoas dos germânicos.
Houve ainda mudanças nas relações trabalhistas, a diminuição das atividades comerciais e dependência da ajuda a igreja. Após esse período a igreja católica conseguiu se instituir como instituição religiosa e dominava a vida das essas da época.
No período das invasões bárbaras, além da ruralização, outras transformações que ocorreram no território romano nessa época foi a germanização do território, as divisões do império que ocorreram diversas vezes e, no ano de 395 d.C. o imperador Teodósio dividiu em duas partes o território romano (Ocidente e Oriente).
Além disso, a Igreja passou a ganhar importante papel social no Império Romano em seu processo de declínio, aliado ao fato de que os francos e outros povos germânicos foram incorporados e ganharam terras.