Um sistema educacional pautado numa concepção inclusiva e não discriminatória possui como princípio norteador a ética. Os projetos, as ações e as práticas devem sempre acolher as diferenças e valorizar a identidade de cada cultura. Sobre a educação para a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Respostas
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
( ) Na Educação Inclusiva, os alunos com deficiência têm a chance de se prepararem para a vida em sociedade, os professores de melhorarem suas habilidades profissionais e a sociedade passa a valorizar a igualdade para todos.
( ) Na Educação Inclusiva, o aluno com deficiência tem a facilidade de construir conhecimento como os demais e de demonstrar a sua capacidade cognitiva principalmente nas escolas que mantêm um modelo conservador de atuação e uma gestão autoritária e centralizadora.
( ) Na Educação Inclusiva, a escola se baseia na lógica do concreto e na repetição alienante e descontextualizada das atividades.
( ) A Educação Inclusiva requer que os sistemas educacionais modifiquem não apenas as suas atitudes e expectativas em relação aos alunos com deficiência, mas que se organizem para construir uma real escola para todos, onde o currículo leve em conta a diversidade e seja concebido com o objetivo de reduzir barreiras atitudinais e conceituais e se pautar por uma ressignificação do processo de aprendizagem na sua relação com o desenvolvimento humano.
a) V, F, F, V.
b) F, F, V, V.
c) V, V, F, V.
d) F, V, V, F.
Agora podemos responder corretamente.
A sequência A está correta.
A educação inclusiva no modelo conservador não permite ao aluno com deficiência apresentar suas potencialidades, tão pouco em igualdade com os outros alunos, sendo um modelo ultrapassado para o cuidado e estímulo na educação inclusiva.
Além disso, na educação inclusiva o cuidado é primordial, indo na contramão da repetição e descontextualizada, ou seja, o professor deve cuidar do progresso adequado desse aluno.
Até mais!
Resposta:
ALTERNATIVA A
Explicação: