descreva o processo de formação do movimento republicano no Brasil e expliquei quais eram as principais divergências os fundamentos políticos e a base de apoio das diversas facções republicanas que se formaram no período
Respostas
Resposta:
O que ocorreu, foi que, Dom Pedro I, passou seu trono ao seu filho, Dom Pedro II, que era muito jovem na época.
Devido a sua menoridade para governar, quatro atores principais do palco democrático começaram a organização de derrubada do imperialismo.
Em 1870, foi fundado o Clube Republicano, no Rio de janeiro, e estes, publicaram em uma coluna no jornal, as desvantagens de serem governados por um Imperador, com absoluto poder e ordem.
O próprio D. Pedro II, era a favor da republica, e costumava dizer que preferia ser presidente de uma republica, do que imperador.
Logo, grupos surgiram, e os principais foram eles, Clube Republicano Federal (PRP, Partido Republicano Paulista), estes se centravam na cafeicultura, e defendiam a descentralização da economia no Brasil.
Outro grande poder, eram estudantes e professores universitários da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e estes tinham o apoio da mídia, propagando a ideologia republicana, como direito ao voto, e a individualidade do cidadão. Porém não constituíram partido tão cedo, a apenas algumas décadas depois começaram a campanha partidária oficial.
Devido ao atrito politico, a democracia brasileira cada vez mais ia denegrindo... Mas isso é outra história.
Explicação: