Entendendo cada indivíduo como herdeiro de um conjunto de valores constituídos pela experiência de um determinado grupo social, assim como da cultura e dos costumes que o afetaram, o pensamento passa a ser entendido como uma construção. Sobre o pensamento e a liberdade, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA. ( ) As relações que cada indivíduo irá construir entre os conceitos (que este irá apreender em sua experiência de vida), o que cada um, em sua particularidade, irá aceitar, questionar, apresentar resistência a ou discordar de cabe, única e exclusivamente, à liberdade que todos possuímos. ( ) Ainda que a formação do saber de cada indivíduo se dê a partir das informações que o indivíduo apreende da relação deste com o mundo, é na exposição de seus pensamentos que as verdades são constituídas. Seja aceitando, negando, questionando, duvidando, reafirmando, atribuindo valores a ou criando relações com outros conceitos previamente adquiridos, o processo de estabelecimento das verdades não se constitui o pensamento de cada um Que se torna absoluto e público, pois o que compõe a particularidade do saber alheio é privado e impossível de ser acessado por outrem. ( ) Entender que o outro é livre em seu pensamento, além de respeitar a autonomia do diferente, nos leva a pensar sobre nós mesmos, em nossa particularidade, pois, em consequência, devemos entender que somos igualmente livres em nosso pensamento, portanto criticar toda informação trazida por outrem é um direito natural, ainda que possa ser condenado pela sociedade.Entendendo cada indivíduo como herdeiro de um conjunto de valores constituídos pela experiência de um determinado grupo social, assim como da cultura e dos costumes que o afetaram, o pensamento passa a ser entendido como uma construção. Sobre o pensamento e a liberdade, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) As relações que cada indivíduo irá construir entre os conceitos (que este irá apreender em sua experiência de vida), o que cada um, em sua particularidade, irá aceitar, questionar, apresentar resistência a ou discordar de cabe, única e exclusivamente, à liberdade que todos possuímos.
( ) Ainda que a formação do saber de cada indivíduo se dê a partir das informações que o indivíduo apreende da relação deste com o mundo, é na exposição de seus pensamentos que as verdades são constituídas. Seja aceitando, negando, questionando, duvidando, reafirmando, atribuindo valores a ou criando relações com outros conceitos previamente adquiridos, o processo de estabelecimento das verdades não se constitui o pensamento de cada um Que se torna absoluto e público, pois o que compõe a particularidade do saber alheio é privado e impossível de ser acessado por outrem.
( ) Entender que o outro é livre em seu pensamento, além de respeitar a autonomia do diferente, nos leva a pensar sobre nós mesmos, em nossa particularidade, pois, em consequência, devemos entender que somos igualmente livres em nosso pensamento, portanto criticar toda informação trazida por outrem é um direito natural, ainda que possa ser condenado pela sociedade.
Respostas
Olá.
Tudo bem?
Você esqueceu de colocar as alternativas.
As assertivas I e III são verdadeiras, uma vez que cada indivíduo tem a liberdade de aceitar, questionar aquilo que ele vê. Não cabe aos outros fazer qualquer julgamento sobre isso. Constitui-se a partir das suas experiências de vida.
Portanto, é preciso respeitar o pensamento do outro, o que permite ainda refletir sobre nós mesmos. Mas vale destacar que pode haver divergências de pensamentos.
A assertiva II é falsa, pois não é expondo seu pensamento que a verdade será construída, é por meio da observação, do questionar, dentre outros fatores.
Dessa forma, a alternativa correta é a letra A: V-F-V conforme gabarito.
Abraços!
V, F, V
( V) As relações que cada indivíduo irá construir entre os conceitos (que este irá apreender em sua experiência de vida), o que cada um, em sua particularidade, irá aceitar, questionar, apresentar resistência a ou discordar de cabe, única e exclusivamente, à liberdade que todos possuímos.
(F ) Ainda que a formação do saber de cada indivíduo se dê a partir das informações que o indivíduo apreende da relação deste com o mundo, é na exposição de seus pensamentos que as verdades são constituídas. Seja aceitando, negando, questionando, duvidando, reafirmando, atribuindo valores a ou criando relações com outros conceitos previamente adquiridos, o processo de estabelecimento das verdades não se constitui o pensamento de cada um Que se torna absoluto e público, pois o que compõe a particularidade do saber alheio é privado e impossível de ser acessado por outrem.
(V ) Entender que o outro é livre em seu pensamento, além de respeitar a autonomia do diferente, nos leva a pensar sobre nós mesmos, em nossa particularidade, pois, em consequência, devemos entender que somos igualmente livres em nosso pensamento, portanto criticar toda informação trazida por outrem é um direito natural, ainda que possa ser condenado pela sociedade.