Em matemática, uma assíntota de uma curva é um ponto de onde os pontos de curva se aproximam à medida que se percorre essa mesma curva. Qual das alternativas a seguir apresenta a assíntota horizontal (AH) e vertical (AV) da função:
F(X)=2
________
X2-3X
Respostas
Em uma equação racional, do tipo polinomial por exemplo, as assíntotas verticais são os valores indefinidos da função. na função
As indefinições ocorrerão quando o denominador for 0
Temos uma assíntota vertical em x=0 e em x=3
Já assíntotas horizontais, o mais fácil é entender através do conceito de limite. Para funções polinomiais simples como esta forma, não tem grande mistério. Se a forma com que o numerador cresce é maior que a do denominador, não haverá assíntota horizontal, a função crescerá indefinidamente quanto maior for x.
Porém, se o denominador cresce numa taxa maior que a do numerador, a função se aproximará mais e mais de 0. Veja: 1/2 = 0,5 2/10 = 0,2 15/10000 = 0,0015
Estou usando valores aleatórios, mas é fácil perceber que para um denominador infinitamente grande os valores se aproximam infinitamente perto de 0. Mas eles nunca SERÃO 0, pois para a/b = 0 ou a =0 ou b = 0, e não teremos a nem b 0. Porém, no limite de x tendendo a infinito, a função tende a 0. Esta é uma forma intuitiva de se entender limites.
Agora, veja que em f(x)=2/(x²-3x), x²-3x cresce numa taxa exponencial, e 2 é um inteiro, um valor fixo. É óbvio que essa fração se aproxima de 0. Veja:
Ou seja, temos assíntota vertical em x=0 e x=3 e assíntota horizontal em y=0. Lembre-se, assíntotas verticais nos pontos de indefinição, assíntota horizontal em y=0 se o denominador cresce mais rápido que o numerador (para funções racionais). Bons estudos.
Veja aqui o gráfico da sua função. Pode ser interessante alterar os valores da função e observar como isto altera o gráfico dela.