Qual é o maior equívoco que geralmente as pessoas cometem ao falar sobre você, mesmo as que lhe conhecem a mais tempo, e que é muito difícil de explicar que não é verdade? Por que isso acontece? Você acha que o problema está em você ou nelas?
Respostas
"Qual é o maior equívoco que geralmente as pessoas cometem ao falar sobre você [...]"
Descontextualizar alguma atitude - e julga-la após inserir uma dose fenomenal de drama. Bem, brincadeiras à parte, as pessoas desconhecem diversos de seus próprios vieses cognitivos que as fazem se equivocar no julgamento. Há também a existência de inúmeras falácias que apesar de tornarem o argumento inválido - são muito emocionalmente apelativas - mesmo pessoas cientes da existência de falácias, as cometem em momentos intensos, imagina quem não conhece...
"Por que isso acontece?"
Isso acontece pois o ser humano tem a capacidade nata de reter uma grande quantidade de dados, e perceber padrões - porém essa qualidade não está em equilíbrio com a capacidade de Organização Mental que temos. Não é nossa culpa de certa forma - nós é que construímos uma civilização cuja demanda está MUITO além do biologicamente intuitivo. Exigimos o que nosso corpo não evoluiu pra fazer - que é Organizar os pensamentos com a mesma eficiência que os multiplica.
"Você acha que o problema está em você ou nelas?"
Vamos esclarecer uma coisa antes: não há pessoas com problemas. Não caso não estejamos falando exclusivamente de transtornos clinicamente verificados, histerias, traumas, ou mesmo deficiência cerebral comprovada.
Quando você pergunta "o problema está em mim ou nela" você está ignorando um fato importante: somos seres altamente específicos, cuja facilidade de não encontrar um outro humano que tenha a vida mental similar à nossa - é imensa.
... em outras palavras: todos somos diferentes e não tem ninguém igual. Isso trás à tona a questão do atrito que inevitavelmente acontecerá caso indivíduos de filosofias diferentes se cruzem. Suas ideologias vão conflitar, pois seus propósitos de vida não são os mesmos, e mesmo que fossem, seus métodos podem divergir, e mesmo que não ocorra isso - suas tendências e características individuais fará o papel de trazer o atrito.
Quem está errado? Onde está o problema?
Ninguém. Não há.
... ou talvez o problema seja exatamente a capacidade de VER problema em algo que é natural e invariável.
Seres humanos são imensamente complexos, e a estrutura de sua civilização admite uma gama extremamente alta de adaptações - para cada um igual, existem 100 diferentes. Cada cérebro durante o seu desenvolvimento estará cercado por um ambiente que vai subliminarmente influenciar o seu desenvolvimento de maneira silenciosa e contínua, ininterrupta - gerando assim, com o passar do tempo, sua identidade; pontos fortes; fracos; aversões e propósitos. O conflito entre personalidades nada mais é do que um cérebro desgostoso com as "flutuações" da personalidade do outro cérebro sendo observado - ao achar que essas mesmas estão indo contra a maneira que vê e aborda o mundo.