• Matéria: Sociologia
  • Autor: anaflavia7849
  • Perguntado 7 anos atrás

aponte os conflitos sociais que existiam entre eupátridas e pequenos proprietarios? só responde se tiver certeza, por favor.

Respostas

respondido por: Virsoza
5
Os Georgios reivindicavam a abolição da escravidão por dívida, pois muitos não podiam pagar os eupátridas, sendo assim, se tornavam escravos deles. E a limitação do tamanho das grandes fazendas.
respondido por: pedrohpsantos
2

No PERÍODO HOMÉRICO:

Na Grécia Antiga, eram considerados eupátridas aqueles que eram beneficiados pelos patriarcas, pois tinham algum grau de proximidade -como laço consanguíneo. Essa desigualdade no tratamento entre eupátridas e o restante da população (encaixando pequenos agricultores, ou seja Georgóis) foi tão grande que não havia mais terras férteis para as pessoas plantarem e muitos georgóis eram escravizados por suas dívidas decorrentes de impostos e demais credores. Portanto, a situação social agrária tornou-se tensa em virtude da concentração fundiária exagerada(parece com algum país que começa com a letra B por ai né :D), levando, por fim, a crise dos Genos(unidades sociais e familiares liderados pelo patriarca).

A crise dos Genos e os conflitos internos entre eupátridas e o restante da população tiveram tamanha intensidade que provocou o que chamamos na história de 2°DIÁSPORA GREGA.

No período ARCAICO:

No período Arcaico da Grécia Antiga a situação ainda é grave. Atenas, pólis grega, era regida pela democracia(demos=povo; cracia=poder). Tal sistema político, entretanto, era excludente e elitísta, uma vez que somente os eupátridas eram permitidos nas votações. Agora, adivinha... quem os eupátridas beneficiavam em seus votos? Eles mesmos! ("opa, quem quer que os grandes proprietários devem ser subsidiados pelo povo? que legal, todo mundo quer né, então ganharemos mais dos pobres :D)

Tais situações perduraram durante muito tempo, talvez, até as invasões macedônicas.

Perguntas similares