• Matéria: Biologia
  • Autor: gisale
  • Perguntado 7 anos atrás

o que é memória e os tipos de?

Respostas

respondido por: diegodss
2

Memória é o armazenamento de informações que determinada pessoa ou objeto pode fazer. Exemplos: memória RAM do computador, memória do ser humano, até mesmo dos animais ... Espero ter ajudado

respondido por: luanasilvadacosta1
3

A memória é o que permite a aprendizagem pois é através da memória que os conhecimentos se consolidam. E só o que aprendemos com a memória, nos possibilita aprender coisas novas (aumentando assim o nosso conhecimento).  Podemos definir memória como o processo cognitivo que inclui, consolida e recupera, toda a informação que aprendemos.

A memória é a função mental que permite reter a informação, ou seja, aprender;  É um sistema de armazenamento que permite reter a informação aprendida e permite evocar essa mesma informação, isto é, permite lembrar de informação retida anteriormente, mas a sua representação na memória não é uma reprodução fiel.  Sem memória como já disse é impossível aprender.

Acima de tudo a memória é extremamente importante pois é o que nos dá a continuidade do presente e que nos permite manter uma conversa e dar continuidade ao presente.

No nosso dia-a-dia, somos bombardeados com milhões de informações que se traduz em estímulos. Segundo M. Gazzaniga, cerca de 99% da informação que entra no cérebro é posta de parte. Imagine o que seria se você se lembrasse de todas as sensações que recebeu durante o dia… (sensações como as provocadas pelas peças de roupa, comida, etc) Cabe ao nosso cérebro selecionar a informação importante, para garantir a própria sobrevivência do indivíduo e da espécie, chama-se a este processo processamento de informação.

O processamento da informação dá-se em três fases: codificação, armazenamento e recuperação.

A codificação é a primeira fase da memória que prepara as informações sensoriais para serem posteriormente armazenadas no cérebro. Baseia-se na tradução de dados num código, que pode ser acústico, visual ou semântico.

Por exemplo: A afirmação "O mar é azul", pode-se codificar o seu conteúdo como:

Uma imagem de sinais que são letras (código visual);

Uma sequência de sons (código acústico);

Tomar consciência do significado da afirmação e o que ela representa (código semântico)

A codificação reporta-se à aprendizagem deliberada, ou seja, a aprendizagem que exige esforço e no qual o objetivo é memorizar a informação. Neste caso, temos de dedicar mais atenção às informações que desejamos memorizar o que leva a uma codificação mais profunda.

Depois de codificada a informação, a mesma vai ser armazenada. O armazenamento de informação consiste no registo de informação sobre algo como por exemplo a última passagem de ano que celebramos. Ao relembrares essa última passagem de ano, lembraste das pessoas com quem a celebraste, o que comeste, etc. Parece que tudo está guardado num lugar do cérebro, como que num DVD, mas não é isso o que acontece, novas tecnologias que permitem ver o nosso cérebro em ação, provam que quando nos lembramos de algo (como por exemplo a passagem de ano) várias áreas do cérebro são utilizadas. Cada informação, cada engrama, produz modificações nas redes neuronais, que mantendo-se, permitem que você se recorde do que memorizou, sempre que queira, a isto chama-se recuperação.

Perguntas similares