5- Explique o processo completo do catabolismo lipídico (Lipólise, beta-oxidação e ciclo de krebs).
Respostas
Segundo Harper et al. (1982) os lipídios formam um grupo heterogêneo de compostos relacionados, real ou potencialmente, com os ácidos graxos. Têm a propriedade comum de serem relativamente insolúveis na água e solúveis nos solventes não polares como o éter, o clorofórmio, o benzeno. Os lipídios, assim, compreendem as gorduras, os óleos, as ceras e compostos relacionados.
Os lipídios são constituintes importante da dieta, não só pelo elevado valor energético como também, pelas vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais encontrados na gordura dos alimentos naturais. No organismo a gordura serve de fonte eficiente de energia, tanto direta quanto potencialmente, quando armazenada no tecido adiposo. Serve como material isolante nos tecidos subcutâneos e à volta de certos órgãos. O teor de gordura do tecido nervoso é particularmente elevado. As combinações de gordura e proteína (lipoproteína) são constituintes celulares importantes, encontrando-se nas membranas celulares e nas mitocôndrias no interior do citoplasma, e servindo também como meio de transporte dos lipídios no sangue. Muitos hormônios, vitaminas e detergentes biológicos são lipídios (Harper et al., 1982; Wannmacher e Dias, 1988).
A grande maioria dos lipídios possui em sua constituição pelo menos uma molécula de ácidos graxos que são ácidos carboxílicos, saturados (sem ligas duplas) ou insaturados (com uma ou mais ligas duplas), com número variável de átomos de carbono, geralmente acíclicos, havendo alguns ramificados e outros hidroxilados. Os ácidos graxos são obtidos pela hidrólise das gorduras. Os ácidos graxos existentes em gorduras naturais encerram usualmente um número par de átomos de carbono (porque são sintetizados a partir de dois carbonos) e são derivados de cadeia retilínea (Harper et al., 1982; Wannmacher e Dias, 1988).
Os ácidos graxos constituem importante fonte de energia para a maioria dos tecidos. Os ácidos graxos circulam pelo sangue combinados com albumina ou sob forma de triglicerídios incorporados em lipoproteínas. Os triglicerídios, ésteres do álcool glicerol com ácidos graxos, circulantes são originários da dieta ou da biossíntese hepática e resultam da hidrólise dos triglicerídios das lipoproteinas no leito vascular dos tecidos ou da hidrólise dos triglicerídios armazenados no tecido adiposo (Harper et al., 1982; Wannmacher e Dias, 1988).
Lehninger, (1985) salienta que os triacilgliceróis (triglicerídios) desempenham um papel extremamente importante coma fornecedor de energia nos animais. Entre os nutrientes principais eles possuem o maior conteúdo energético (mais de 9 kcal/g); são depositados nas células do tecido gorduroso como gotículas quase puras de gordura e podem ser estocadas em grandes quantidades neste tecido. Nas populações dos países desenvolvidos, em média, quase quarenta por cento das necessidades energéticas diárias são fornecidas pelos triacilgliceróis da dieta. Eles fornecem mais da metade da energia consumida por alguns órgãos, especialmente o fígado, o rim e o músculo esquelético em repouso. Nos animais que hibernam e nos pássaros em migração, os estoques de triacilgliceróis são, praticamente, a única fonte de energia.
Cerca de noventa e cinco por cento da energia biologicamente obtida dos triacilgliceróis reside nos seus três ácidos graxos de cadeias longa, apenas cinco por cento desta energia é fornecida pelo glicerol. Por vias metabólicas como a b-oxidação esses ácidos graxos ricos em energia são oxidados até dióxido de carbono e água.