Nas sociedades atuais, muitas são as formas de acesso ao conhecimento, não se podendo atribuir à escola a quase exclusividade desta função. O impacto dos meios de comunicação de massa e, particularmente, da informática está revolucionando as formas de construir conhecimento. E estas formas estão chamadas a se multiplicar nos próximos anos. Por outro lado, a cultura escolar está impregnada pela perspectiva do comum, do aluno padrão, do "aqui todos são iguais". No entanto, as escolas estão cada vez mais desafiadas a enfrentar os problemas decorrentes das diferenças e da pluralidade cultural, étnica, social, religiosa etc., dos seus sujeitos e atores (CANDAU, 2008). O currículo como campo de disputas, não se constitui na neutralidade apontada pelas teorias tradicionais, mas a serviço de um grupo de interesses. Assim, currículo intercultural reflete as diferenças não como desigualdades, mas no aspecto da heterogeneidade. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A perspectiva intercultural destaca a complexidade da educação e questiona as noções centralizadoras e monoculturais do currículo, ressignificando culturas negligenciadas no espaço escolar.
PORQUE
II- A educação intercultural afeta os aspectos do currículo explícito na organização dos objetivos, conteúdos, métodos e processos de ensino e aprendizagem, como também no currículo oculto e nas relações entre os que atuam na comunidade escolar.
ALTERNATIVA CORRETA:
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Respostas
Olá!
A resposta correta é b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A afirmativa I destaca a presença do pluralismo cultural no currículo, um elemento essencial para a formação de cidadãos conscientes e justos.
Na afirmativa II, observa-se a justificativa, uma vez que o pluralismo cultural remodificar o currículo tradicional, através da implementação de culturais e expansão dos conhecimentos dos estudantes, tornando-se mais conscientes e adquiindo novas perspectivas sobre as diferenças.
Resposta:
RESPOSTA
Explicação:
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CANDAU, V. M. Reiventar a escola. Petrópolis, RJ: vozes, 2008.
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.