O ciclo de Otto consiste em uma admissão isobárica, uma compressão adiabática, uma combustão isovolumétrica, uma expansão adiabática, abertura da válvula e uma exaustão isobárica. Já o ciclo do motor a diesel consiste numa compressão adiabática, uma expansão isobárica, uma expansão adiabática e liberação de calor numa transformação isovolumétrica. O ciclo de Carnot consiste em duas isotérmicas e duas adiabáticas alternadas, com o sistema voltando à sua condição inicial ao final de cada ciclo.
Sobre os ciclos citados acima, é possível afirmar que quando operando sobre as mesmas temperaturas:
Escolha uma:
a. A eficiência dos ciclos descritos pode ser comparada pela quantidade de transformações adiabáticas. Incorreto
b. O ciclo de Carnot é o mais eficiente, por ter duas isobáricas.
c. O ciclo de Carnot é mais eficiente que os outros, pois nas suas transformações há o menor aumento de entropia no sistema.
d. Os ciclos Otto e Diesel têm a mesma eficiência.
e. O ciclo de Otto é mais eficiente que o ciclo de Diesel, porque possui menos transformações isovolumétrica
Respostas
Resposta Certa :
O Ciclo de Carnot é mais eficiente que os outros, pois nas suas transformações a menor aumento de entropia no Sistema.
c. O ciclo de Carnot é mais eficiente que os outros, pois nas suas transformações há o menor aumento de entropia no sistema.
O ciclo de Otto compreende as seguintes etapas: admissão e exaustão isobárica, compressão e expansão adiabática, combustão isovolumétrica e abertura da válvula.
O ciclo do motor a diesel compreende as seguintes etapas: compressão e expansão adiabática, expansão isobárica e transformação isovolumétrica.
O ciclo de Carnot compreende as seguintes etapas: isométricas e adiabáticas alternadas. Sendo o mais eficientes dos três ciclos devido ao fato de não aumentar muito a entropia envolvida no sistema.
Bons estudos!