Maria Eduarda, 9 anos, está internada há 3 meses em decorrência de uma leucemia. Foi realizado o transplante de medula, e vai precisar ficar por tempo indeterminado aguardando se haverá rejeição ou não. Após discussão da equipe, foi solicitado um pedagogo da “classe hospitalar”. Considerando o papel do pedagogo no contexto hospital, podemos afirmar:
I. O atendimento deve possibilitar construir estratégias que oportunizem a criança a se desenvolver integralmente.
II. Irá contribuir para que Maria Eduarda se recupere, construa relações de vínculo, sentimentos e confiança.
III. Irá favorecer a construção subjetiva de uma estabilidade de vida não apenas como elaboração psíquica da enfermidade e da hospitalização.
IV. Irá contribuir para que a criança não tenha atraso no desenvolvimento da sua aprendizagem somente durante o período em que estiver em tratamento.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Olá, amigo(a)!
A pedagogia hospitalar é uma parte da Educação Especial que possibilita a ação do educador no ambiente hospitalar, atendendo crianças, adolescentes e até mesmo adultos com necessidades educativas especiais transitórias ou permanentes.
Trata-se de um processo alternativo de educação, ultrapassando as relações tradicionais de escola/aluno/professor, auxiliando o paciente no seu processo educacional sem que haja prejuízos em decorrência do seu estado de recuperação.
Analisando as questões propostas, percebe-se que as assertivas I, II e III são verdadeiras, pois o pedagogo hospitalar auxilia a criança em seu desenvolvimento integral não somente no momento da internação e tratamento, mas influencia no seu processo de construção durante todo o resto da vida.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
Resposta:
RESPOSTA CORRETA É I II E III
Explicação: