• Matéria: História
  • Autor: jonasallmeida
  • Perguntado 8 anos atrás

“[..] é fácil cair por algum tempo ou para sempre na pobreza. Esse pobre socioeconômico encontra nas regiões de pobreza o aleijado e o doente, que, nas camadas inferiores da sociedade, estão condenados à pobreza, a pobreza assistida. De bom grado a Igreja medieval acrescenta a estes o peregrino, outro assistido, que em suas andanças também é recebido pelo hospital, que é a princípio um lugar de acolhida. Desde o início, a Igreja foi a defensora e a protetora dos pobres: mosteiros e igrejas foram, dentro de certos limites, centros de distribuição de víveres e refúgios dos pobres. Mas, com a multiplicação da população, multiplicam-se também os pobres.”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1992.p. 171.


O trecho acima se refere ao crescimento das cidades no século XIII. Sobre o surgimento da Ordem dos Franciscanos neste contexto, tendo como base o livro História Medieval, é possível afirmar:

A
O Século XIII foi caracterizado pelo crescimento das cidades e universidades. Foi neste contexto que Inocêncio III autorizou São Francisco de Assis a extinguir as ordens mendicantes, que estorvavam as cidades.

B
O Papa Inocêncio III condenou as pregações heréticas e não poupou esforços para extinguir a ordem de São Francisco, mas não teve êxito.

C
Os franciscanos, com a aprovação do Papa Inocêncio III passaram a combater as ordens mendicantes, em prol do franciscaníssimo no século XIII.

D
Os pregadores mendicantes trouxeram uma nova religiosidade para a Idade Média, fruto da convivência nas cidades e da conjuntura que emergia no século XIII.

E
Inocêncio III foi um dos Papas que iria desaprovar as ordens mendicantes, tentando em vão deter São Francisco de Assis, pois considerava que os mendigos eram um mal que afligia a cidade.

Respostas

respondido por: makmorales
3

Olá,

O Papa Inocêncio III já desejava uma nova forma de pregação que trouxesse a Igreja Católica para maior proximidade do povo, e foi exatamente esse fato que proporcionou o surgimento da Ordem Mendicante.

Os pregadores mendicantes foram muito importantes para o fortalecimento do cristianismo durante a Idade Média, pois estavam em todos os lugares onde o povo estava, nas ruas, nos centros urbanos, nas casas, onde a população menos abastada estava, e com seu auxílio a essas pessoas, realizavam a pregação, que ganhou força na época.

Letra D.

Abraços!

Perguntas similares